Adolescência


Adolescência


Como saber se você está pronto. Cada coisa no tempo certo


É preciso saber aproveitar o tempo. Nesta etapa de sua vida, é possível que você se sinta um pouco confuso sobre o que deve fazer, e sobre o momento adequado para fazê-lo, já que você está vivendo uma etapa cheia de mudanças e transformações.



Quem sabe, você se pergunta quando será o momento certo para realizar algumas coisas que lhe atraem, como ir a festas, ter um(a) namorado(a), fazer coisas que alguns consideram “de adultos”, como beber e fumar… Aqui esclarecemos:



Como saber se você está pronto para:



• Festas: O momento adequado será quando você se sentir seguro de três coisas:



1. De que pode se divertir porque se trata de alguma coisa boa e agradável.


2. Quando puder ser responsável por sua pessoa, por seus atos e pelas conseqüências deles.



3. Quando vai não somente para satisfazer outra pessoa, e quando se sinta capaz de fazer as coisas por convicção e não por insistência dos outros.


• Namoro: Para saber se você está pronto para começar um namoro é preciso estar preparado para poder amar e, para isso, tem que passar por uma prova: Amar a si mesmo primeiro. “Eu não posso dar amor se não me conheço, não me aceito e não me estimo”.


• Fumar e beber: Para isso, não há um tempo que seja bom, porque sempre faz mal. Talvez você esteja curioso ou seus amigos o incentivam a provar, mas o problema com estas substâncias como o álcool, a droga e o cigarro é que destroem seu corpo e fazem mal a sua pessoa, não importa idade. Com certeza, você sabe de casos de pessoas adultas que, por causa das bebidas alcoólicas, das drogas ou do cigarro, perdem a vida ou – inclusive – prejudicam os próprios familiares.


Para saber se você já está pronto, é muito importante que saiba as conseqüências de todo ato que cometa e se está disposto a enfrentá-las. É importante que não sinta confusão interior, pelo contrário, é preciso que sinta uma paz interna que o deixe convencido de que o que vai fazer é o melhor para você e para os outros, além de trazer algo bom para sua vida.



“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus” (Eclesiastes 3, 1).


Artigo extraído do site www.almas.com.mx



19/01/2008