Guarapuava tem novo Bispo

Brasileiro é nomeado membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada

Dom Amilton Manoel da Silva

O Papa Francisco nomeou, em 8 de julho de 2019, novos membros da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, entre os quais o brasileiro Dom Amilton Manoel da Silva, até então bispo auxiliar de Curitiba e atual bispo diocesano de Guarapuava.

Entre os demais membros nomeados pelo Pontífice estão ainda: o cardeal Angelo de Donatis, vigário geral do Papa para a diocese de Roma; o cardeal Kevin Joseph Farrel, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e Camerlengo da Santa Igreja Romana; o cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; e o cardeal Ricardo Blázquez Pérez, arcebispo de Valladolid (Espanha).

Foram nomeados ainda Dom Paolo Bizzeti, vigário apostólico de Anatólia (Turquia); Dom Sebastian Francis Shaw, arcebispo de Lahore (Paquistão); Dom Paskalis Bruno Syukur, bispo de Bogor (Indonésia); Dom José de Jesús González Hernández, prelado de Jesus Maria (México).

A nomeação dos novos membros da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica incluiu também outros religiosos e religiosas representantes de diferentes congregações.

O brasileiro nomeado, Dom Amilton Manoel da Silva, é natural de Osvaldo Cruz (SP). Ele nasceu em 2 de março de 1963.

Até então, Dom Amilton atuava como bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba. Ele foi nomeado bispo titular de Tusuros e auxiliar de Curitiba em 7 de junho de 2017. Sua ordenação episcopal se deu no dia 19 de agosto do mesmo ano.

Gloriar-se na cruz de Cristo” (Gl 6,14) é seu lema episcopal.

Maio é o mês de Maria, um tempo para ser celebrado com muita alegria e contemplação. Um período para voltarmos nossos olhos para o lado maternal e observar em Nossa Senhora a candura e a poesia que se manifesta na simplicidade das coisas.

Especialmente neste dia 6 de maio, a diocese de Guarapuava vive um dos seus momentos mais importantes desde a sua criação, em 16 de dezembro de 1965, pela Bula “CHRISTI Vices”, do Papa Paulo VI. Neste momento, toda a família católica desta que é a maior diocese do Estado do Paraná, recebe com amor e alegria a nomeação de seu quinto bispo diocesano.

Após aceitar o pedido de renúncia de Dom Antônio Wagner da Silva, por causa da idade (75 anos completados em 2019), de acordo com o Código de Direito Canônico, o Papa Francisco nomeou Dom Amilton Manoel da Silva, até então, bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, para assumir suas funções à frente da diocese de Guarapuava.

Dom Wagner estava na diocese desde o ano 2000, quando foi ordenado e assumiu como bispo coadjutor, trabalhando ao lado de Dom Giovanni Zerbini, que renunciou em dezembro de 2002, por causa da idade. Dom Wagner assumiu o governo da diocese em 2 de julho de 2003, permanecendo até o momento, quando passa a função para Dom Amilton.

https://diopuava.org.br