VIDA: Dom precioso de Deus


VIDA: DOM PRECIOSO DE DEUS


 


            “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei” (Jr 1,4-5).


            Deus, autor da vida, que nos criou à sua imagem e semelhança; conhecia-nos antes mesmo de nós contemplarmos a luz do mundo, pois somos criaturas queridas d´Ele. Ele confiou aos homens e mulheres a missão de “perpetuar a espécie” ao dizer: “sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra” (Gn 1,28b). 


            Bela, sublime e admirável missão a de gerar filhos para Deus, pois é a maneira de contribuir para que a criação continue a acontecer. Enquanto homens e mulheres mantiverem o desejo de ter filhos, o mundo, como criação, estará garantido. Mas, se por desobediência, o ser humano deixar de lado esta missão a “espécie humana” correrá risco de extinção”.


INVERSÃO DE VALORES: Ao sair das mãos de Deus tudo era bom: “Deus viu tudo que havia feito, e tudo era muito bom.” (Gn 1,31); Perguntemos então, será que tudo continua bom? Será que cuidamos como devíamos de toda obra criada? Infelizmente vemos maus tratos graves para com a natureza e sentimos depois as conseqüências. Mas o pior são os “atentados” contra a vida humana, que é a “obra prima” da criação de Deus. Nem sempre os idosos são respeitados como merecem; matam-se jovens e adultos para roubar coisas, às vezes insignificantes, e, o mais doloroso, matam-se filhos de Deus antes mesmo de nascerem. Perguntemos novamente: será que tudo continua bom como ao sair das mãos de Deus?


            Deus sempre propõe planos para recuperarmos os males que causamos, porque Ele é bom e quer o nosso bem. Um exemplo clássico é o chamado de Moisés para ser libertador do povo escravizado. Moisés, em nome e guiado por Deus, conduz o povo para a terra prometida, a terra da liberdade. Este povo, que foi criado e libertado por Deus, inúmeras vezes caiu na idolatria e no pecado, ou seja, se afastou do criador. Mas Deus, na sua infinita misericórdia, envia sem cessar profetas para denunciarem os erros, para prepararem a vinda do salvador e indicarem o caminho que conduz à salvação. Quando o povo aceita as correções a vida cresce, quando não aceita a vida perece.


            Não bastando os ensinamentos dos profetas, Deus envia seu próprio filho Jesus Cristo para reconciliar toda criatura com o Criador. Ele nos mostrou por palavras – ensinamentos – e ações como devemos amar e defender a vida: multiplicou pães para saciar os famintos, curou os enfermos, ressuscitou mortos, perdoou os pecadores arrependidos… Ele colocou a vida acima de qualquer lei. Exemplo maior foi de entregar sua vida para salvar a nossa. Com a ressurreição Ele vence a morte que é o maior inimigo da vida, assim, Jesus Cristo mostra que vida não pára aqui, ela continua em Deus.


            A missão de defender a vida e pregar a ressurreição Jesus confia à Igreja que é iluminada e conduzida pelo Espírito Santo. Por isso todo fiel cristão tem o direito e o dever de ser promotor da vida desde a sua concepção. É agindo desta maneira que podemos fazer o mundo voltar a ser completamente bom sem violência, ódio, rancor e destruição, voltar a ser como saiu das mãos de Deus.


            A você, caro leitor (a), desejo que possa amar a vida e defende-la em toda e qualquer situação. Saiba que o movimento Rosário Perpétuo é fruto da iluminação do Espírito Santo, é instrumento de libertação de Deus, e tem uma missão a cumprir nesta terra. Que Deus dê as forças necessárias para serem autênticos (as) discípulos missionários de Jesus Cristo. Encerro com o conselho deixado por Deus no livro do Deuteronômio: “Diante de ti coloco a vida ou a morte, a bênção ou a maldição; escolha a vida e viverás, você seus descendentes.” Dt 30, 19b – 20. 


Pe.  Paulo Francini


Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belem