Dai-lhes Vós Mesmos de Comer

“No altar da eucaristia o senhor vem ensinar
Que o amor é verdadeiro quando a vida se doar
Peregrinos, caminheiros, vamos juntos como irmãos
Na esperança repartindo a palavra e o mesmo pão.”

O lema da Campanha da Fraternidade deste ano não deixa dúvidas sobre esta necessidade. Os discípulos queriam que Jesus dispensasse o povo faminto, mas este lhes diz: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. No início desta passagem, o evangelista Mateus já havia testemunhado como ele percebia o coração rasgado de misericórdia de Jesus: “quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela”. Para que essa compaixão chegasse também ao coração dos discípulos, Jesus os faz partilhar.

Por isso, a Campanha da Fraternidade é um forte exercício de conversão quaresmal que exige sempre oração para configurar-se a Cristo misericordioso, jejum para sentir as necessidades dos que sofrem, e caridade, para repartir com os necessitados os dons que possuímos.

Com o intuito de apoiar e ajudar a dar visibilidade aos apelos da Campanha da Fraternidade 2023, o Brasil Marista lança, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma página especial com materiais gratuitos com o objetivo de potencializar as iniciativas da campanha.
A iniciativa, articulada pela Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS), traz diversos subsídios, dentre eles um e-book direcionado à comunidade eclesial com roteiros para sete encontros nos quais além de aprofundamento na temática, há sugestões de gestos concretos.
Fraternidade e Fome
Em 2023, pela terceira vez na história das Campanhas da Fraternidade, o tema é Fraternidade e Fome. O assunto é de suma importância, uma vez que o Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome, de acordo com um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). O país retornou ao Mapa da Fome da ONU no ano passado, após uma década sem aparecer na lista.
“Atentos a urgência do assunto, os Maristas de Champagnat somam esforços com a Igreja para que, inspirando as comunidades eclesiais e toda a sociedade, consigamos buscar soluções conjuntas para amenizar as dores de quem passa fome”, explica o diretor-executivo da PMBCS, José Leão da Cunha Filho.
Materiais para toda Igreja e sociedade
Além de disponibilizar o e-book com roteiro de encontros focados nas paróquias, a iniciativa do Brasil Marista também traz um material destinado aos professores da Educação Básica. Produzido pela FTD Educação, o subsídio apresenta sugestões de projetos ligados à temática da Campanha da Fraternidade e que podem ser trabalhados de maneira interdisciplinar.
No ano passado, primeiro ano do projeto da página complementar à campanha, mais de 3 mil professores fizeram o download do material. Por fim, a página especial também traz peças variadas e editáveis para serem baixadas: são posts para as redes sociais, modelo de apresentação e até mesmo um flyer frente e verso com informações sobre a Campanha.
Para conferir e baixar todos os materiaisacesse a página especial

Oração da Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém