A Santíssima Virgem Maria, sacrário vivo

Ela é verdadeiramente o ostensório de Jesus. É a Igreja que no-lo diz, em seu belo canto “Salve, Rainha”: “Mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre”.

Estudemos um instante este glorioso ofício da Virgem Santíssima, que é tão bem expresso pela invocação: Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em outros termos, mas com a mesma significação: Maria, Ostensório de Jesus.

A vida de Maria Santíssima após a ascensão foi antes de tudo uma vida eucarística, uma vida de adoração, de reparação e de amor. Ela era o primeiro Tabernáculo de Jesus Eucarístico. Era, e devia ser, para sempre o Ostensório Vivo de Jesus no Tabernáculo.

E assim, de Comunhão em Comunhão, a Virgem Santa chegou à sua última Comunhão, que devia ser a coroação de sua vida, e esta coroação foi a morte por amor. Ela foi continuar no céu a Comunhão com o seu Divino Filho, não mais velado, mas sim descoberto, glorioso e triunfante.

Onde está a Hóstia divina, ali deve estar o ostensório. Maria Santíssima está no céu, mas continua aqui na terra o seu ofício de Ostensório Vivo, e onde está Jesus sacramentado, ali está misticamente presente a Virgem Santa, para adorá-lo e apresentá-lo às almas. Ela continua, pois, a ser a Senhora do Santíssimo Sacramento.

Maria Santíssima é o Ostensório Vivo de Jesus, e isto é como que o resumo de todas as suas grandezas. É o seu papel próprio. Como Ostensório de Jesus, ela deve mostra-lo ao mundo. É o tríplice ofício da Virgem Santa: amar a Jesus, fazer-lhe companhia e manifestá-lo ao mundo.

O que acabamos de ver é a prova positiva de que Maria Santíssima exerceu perfeitamente este papel durante a sua vida terrena, e continua a exercê-lo no céu, pois ela é na glória o que era na terra, o Ostensório de Jesus, ou a Virgem do Santíssimo Sacramento.

Ela continua perto de nossos tabernáculos, a adorar, a amar e a apresentar Jesus, como já o fizera durante a sua vida mortal. Convém, pois, que ao aproximarmo-nos de Jesus Sacramentado, nos lembremos da Virgem Santa para, pelas suas mãos, oferecer a Jesus as nossas adorações, o nosso amor e as nossas súplicas.

É a glória, o ofício e a coroa da Virgem Santa, que a Igreja exprime pela invocação: Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.

[Fonte: Maria e a Eucaristia. Manhumirim-MG: O Lutador, 1937. O presente texto foi integralmente copiado do livro, tomando alguns trechos do Capítulo XIII. Os negritos são do autor. Uma correção ortográfica foi feita de acordo com as normas atuais.]