A importância da Virgem Maria em Pentecostes

 

“Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos (primos) dele.” (At1,13-14)

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2, 1-4).

A palavra Pentecostes vem da palavra grega “pentekosté” e significa “quinquagésimo”, ou seja, representa o 50 dias depois da Páscoa. Nesse tempo, comemora-se a vinda do Espírito Santo e o Nascimento da Igreja Católica. Antes de ser uma celebração cristã, Pentecostes era uma festa judaica, associada ao tempo de colheita, relacionando-se após, ao dia em que Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés, no Monte Sinai. O Pentecostes cristão acontece em cumprimento à promessa de Jesus, após sua ascensão aos céus, quando enviou o Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, reunidos no cenáculo, conforme São Lucas narra em At.1,4-8:

“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo.” (At 1, 4-8)

Nessa ocasião, aconteceu a efusão do Espírito Santo, enchendo os apóstolos dos seus dons e da força que os impulsionou a testemunhar o Cristo ressuscitado no mundo. Essa era a missão dos apóstolos.

Como no episódio das Bodas de Caná (Jo 2,1-11), Maria também tem especial importância em Pentecostes. Cabe lembrar que desde a cruz, antes de morrer, Jesus nos deu sua Mãe como nossa mãe na pessoa de São João, e ele a acolheu como Mãe. Na verdade, todos os discípulos já haviam acolhido Maria como mãe, desde a vida pública de Jesus, pois ninguém, senão Ela havia participado de toda a vida de seu Filho, desde o momento da concepção até a ressurreição. Entendo que esse fato fez com que fosse “preenchido” o vazio deixado pela ausência física de Jesus, após sua ascensão. Muitos poderiam pensar: “Maria era repleta do Espírito Santo, Templo da Santíssima Trindade, então por quê estaria presente no evento de Pentecostes?”. Para essa pergunta, atrevo-me a responder: em Pentecostes nasce a Igreja, e Maria, como esposa do Espírito Santo configura-se como Mãe do Corpo Místico de Cristo, tornando-a indissoluvelmente unida ao mistério de Cristo pela Encarnação e à Igreja.Não existe Igreja sem Maria e Maria sem a Igreja.

Maria também é a Mãe dos apóstolos. Nesse contexto, é fácil perceber que é a presença materna de Maria que auxilia os discípulos a perseverarem na fé e na espera do Espírito Santo Consolador. Por isso, permaneciam unidos em oração, suplicando a DEUS a vinda do Paráclito, do Fogo abrasador. Dessa forma, Maria molda maternalmente os apóstolos em irmãos, preparando-os para acolher o Espírito Santo.

Com a descida do Espírito Santo no cenáculo, os apóstolos animados pela Virgem Santíssima, venceram seus temores e, destemidos, proclamavam o Evangelho. Ali era formada a primeira comunidade cristã, com o nascimento da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.

Como cristãos batizados somos chamados a refletir sobre Pentecostes, pois “somos todos templo do Espírito Santo”, como diz São Paulo (I Cor 6,19).

Lembremos que Jesus afirma:

“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lc 11,13)

Confiemos na materna intercessão de Nossa Senhora e peçamos ao Pai que nos envie o Seu Espírito Santo, nos encha com seus sete dons e nos dê, a cada dia, a coragem de testemunhar o Cristo Vivo e Ressuscitado e de proclamar a sua Palavra.

Rezemos:

“Vinde Espírito Santo, Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Ó Deus que Instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações. Por Cristo Senhor Nosso, Amém.”

Rita de Sá Freire
Administradora do Apostolado “Nos Passos de Maria”
Associada da Academia Marial


Por que Maria estava em Pentecostes?

Acontece que os discípulos, nesse tempo em que ainda não haviam sido batizados com o Espírito Santo, pareciam estar perturbados, amedrontados e cheios de dúvidas. Como podemos ver no final do Evangelho de Lucas, não conseguiram acreditar no testemunho das mulheres que haviam visto Jesus Ressuscitado, se espantaram ao ver o corpo glorioso de Jesus (pensavam que se tratava de um espírito) e, pelo Evangelho de João, percebemos que estavam com medo dos judeus, que poderiam persegui-los por serem seguidores de Cristo.

Em meio a esse mar agitado de emoções e dúvidas, Maria surge como a Estrela Guia que conduz o barco da nascente Igreja refletindo a Luz do Sol que os discípulos ainda não conseguiam ver direito. De fato, Maria já tinha mostrado uma fortaleza incrível ao estar de pé junto a Cruz de seu Filho. Quando a fé de todos parece tremer, a de Maria permanece firme, sempre fundada na mesma Rocha firme. Se os discípulos estavam esperando o Espírito Santo, dela sabemos que está já “cheia de Graça” desde a sua Imaculada Conceição, fato que ficou ainda mais explícito no anúncio feito pelo Anjo Gabriel quando Maria, ainda jovem, aceita a sua missão de ser Mãe de Jesus.Shutterstock

Maria fazia o que sempre irá fazer: reunir os seus filhos para entregá-los a Jesus de uma maneira mais profunda. Por isso, não é estranho que Maria esteja com os discípulos no cenáculo, rezando com eles. Jesus já tinha feito explícita a missão da maternidade espiritual de Maria dizendo a João: “Eis ai a tua mãe! “ (Jo 19, 27).

Não é difícil imaginar que Ela estaria, inclusive, sustentando a fé dos discípulos, que estava vacilante. Maria, nesse momento, está fazendo o que continuará a fazer para sempre: reunir os seus filhos para entregá-los a Jesus de uma maneira mais profunda. 

Leia MaisComo Pentecostes pode acontecer nos dias de hoje?Hoje podemos recorrer à sua ajuda maternal para crescer a nossa fé. Na verdade, esse deve ser um dos desejos mais intensos de Maria, que demos uma chance para que ela nos guie até Deus. Ela, que sempre teve uma relação tão especial com o Espírito Santo, como podemos ver no mistério da Anunciação/Encarnação de Jesus, com certeza pode interceder por nós para que também sejamos dóceis às moções do Espírito e para que possamos assim responder o nosso próprio sim ao Plano que Deus tem para nós.

Após o Tempo Pascal, iremos entrar no Tempo Ordinário, que é tempo de fazer vida todas as bênçãos que recebemos de Deus. É tempo para fazer com que a Reconciliação, que nos conseguiu Jesus, seja efetiva na nossa vida e na dos demais. Para isso, precisamos do Espírito Santo. Sem Ele ficaremos como os apóstolos, amedrontados, com as portas fechadas. Mas com Ele, somos capazes de coisas incríveis, que estão muito além do que podemos pensar e esperar. Maria é nossa mãe e quer que estejamos bem-dispostos para receber esse Espírito em Pentecostes, recorramos a Ela, que é o melhor exemplo de como dispor nossos corações para essa Graça tão grande.

João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.