A origem do mês Mariano

Por volta do século XII, a Igreja Católica Apostólica Romana, instaurou a tradição de Tricesimum, isto é, a devoção de 30 dias à Maria. A época escolhida girou em torno dos meses de setembro e outubro, porém devido aos dias do calendário, foi definido que maio seria o mais apto para celebrar a solenidade da mãe de Deus.

Ao longo da história o mês de maio já foi o mês de outras homenagens de culturas e épocas. Na Grécia Antiga, nele era celebrado a deusa Artemisa, da fecundidade. Do mesmo modo, a Antiga Roma e a época medieval atribuíam ao mês a celebração da flora por ser o começo da primavera.

Portanto, hoje se celebra o mês mariano que envolve missas solenes dedicadas a Santíssima Virgem, orações especiais e coroações. É um mês em que também se celebra aparições de Maria para a humanidade, como Nossa Senhora Auxiliadora (24) e a mais recente Nossa Senhora de Fátima (13).

Oração para o mês mariano

Ó minha Senhora, sois a única consolação que de Deus recebo, sois o celeste orvalho que refrigera minhas mágoas; sois a luz de minha alma, quando está imersa em trevas; meu guia em minha peregrinação; minha fortaleza em minhas fragilidades; meu tesouro em minha pobreza; meu remédio às minhas chagas; minha consolação em minhas lágrimas; vós que sois meu refúgio em minhas misérias, e a esperança de minha salvação.

 

Ouvi minhas súplicas, e tende piedade de mim, como convém à Mãe de Deus que tem tanto amor aos homens. Concedei-me tudo o que vos peço, ó vós que sois nossa defesa e nossa alegria. Tornai-me digno de fruir convosco aquela grande felicidade que gozais no céu. Sim, minha Senhora, meu refúgio, minha vida, meu auxílio, minha defesa, minha fortaleza, minha alegria, minha esperança. Mãe de Deus, e que, portanto, bem me podeis obter essa graça, se quiserdes. Ó Maria, sois onipotente para salvar os pecadores: nenhuma recomendação vos é precisa, porque sois a Mãe da verdadeira vida.

-São Germano

Por Redação Catequistas Brasil