Agosto, mês vocacional!!

Vamos rezar pelas vocações em nossa diocese. Programe-se em sua paróquia.

Aproveite e conheça o site http://www.eaepia.com.br

 

Diocese de Guarapuava já está vivendo a Semana da Família

Todas as paróquias prepararam formações, partilhas e celebrações especiais para a ocasião.

Na segunda semana de agosto, mês das vocações, a Igreja no Brasil vive a Semana da Família. Em 2022, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB escolheu como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade!”, em sintonia com o Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para os dias 26 a 28 de agosto na cidade de Governador Celso Ramos, no estado de Santa Catarina.

Todas as paróquias e comunidades diocesanas prepararam encontros, formações e celebrações para lembrar a Semana da Família, sempre levando em conta a realidade local. As programações estão disponíveis nas redes sociais das paróquias. No dia 20 de agosto, sábado, às 19 horas, o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, presidirá a Missa de encerramento, na Catedral Nossa Senhora de Belém.

Na diocese de Guarapuava, a Pastoral Familiar é coordenada pelo casal Douglas Pereira de Moraes e Kamilla Kleine Ribeiro de Moraes, de Pitanga (PR). Em entrevista para o programa Boas Notícias, na rádio Cultura FM, Douglas convidou todas as famílias para participar e viver essa época especial em suas paróquias. “Atualmente, as famílias tradicionais vêm sofrendo muito. Convidamos a todos para participar desse trabalho, e a orar pelas famílias para que a gente possa alcançar muitos resultados”, comentou.

O casal também faz um convite especial para quem deseja contribuir para os trabalhos da Pastoral nas paróquias: “É um dom que Deus nos dá de graça, atender muitas famílias e também aprender com elas. É uma troca mútua de experiências familiares. Às vezes que o estou passando é o que você também está passando. A gente vai nos unindo como pastoral no anúncio do Evangelho”, disse Kamilla.

padre Herick Rogger Pincheski Vitchemechen, coordenador diocesano da Comissão para a Família e Vida, também incentiva a participação:

“O tema da Semana Nacional da Família de 2022, ‘O Amor em Família: Vocação e Caminho de Santidade!’ é de urgente e contínua reflexão, pois Santidade é e deve ser a meta de todos. Para alcançá-la é necessário um caminho vivido de modo pessoal e familiar, o caminho das virtudes sendo uma delas o amor. Viver o caminho do exercício da vocação ao amor é cultivar os aspectos dele. Quem ama busca perdoar, busca exercer a paciência, o diálogo, a compreensão, a escuta, a disponibilidade e inúmeras outras características que são expressão do amor e que são importantes e valiosas para o fortalecimento da família. É também instrumento de Deus para santificar o mundo! Seja este tema impulso na reflexão e vivência da vocação à Santidade pelo caminho da vivencia do amor instigados a tal reflexão pela Semana Nacional da Família, seja ela de fato momento de impulso para após ela continuarmos a refletir, a estudar, rezar e agir em prol da santificação pelo cultivo das virtudes, pela prática do amor!”