O começo de um novo ano é a oportunidade de um recomeço

Início de ano e nada parece ter mudado

2018 chegou ao fim, e 2019 inaugura um tempo novo na vida de muitas pessoas. Dá ânimo, coragem, vigor e esperança para muitos, mas não para todos.

Essas sensações saudáveis funcionam muito bem como fator motivacional, para pessoas que não estão passando por algum tipo de transtorno psicológico. Especificamente, vamos tratar aqui da depressão. A pessoa que sofre com a doença vive o estado de tristeza, culpa, desejo de isolamento e até mesmo uma ideia de desamparo e desesperança, que a paralisa e a impede de viver esse estímulo motivacional, próprio de fim de ano. Aliás, muitos tendem a ficar ainda mais preso em seu quadro depressivo nessa época, por não conseguirem fazer a experiência que muitos fazem de forma saudável. Olham para o ano que passou e o avaliam pelo aspecto negativo, acreditando, verdadeiramente, que, em 2019, tudo será da mesma forma, podendo vir a piorar.

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Por que depressão?

O-Começo-de-um-novo-ano-é-a-oportunidade-de-um-recomeçoTudo isso acontece porque o cérebro da pessoa com depressão funciona de forma diferente a de uma pessoa saudável. Ou seja, de uma forma disfuncional, não favorece o funcionamento fluido e saudável. E isso não acontece apenas no funcionamento do cérebro, mas na forma de pensar também. A TerapiaCognitiva Comportamental descreve que a pessoa que apresenta o quadro depressivo possui vários pensamentos distorcidos/disfuncionais. Um deles é o filtro negativo, onde a pessoa foca sua atenção quase exclusivamente nos detalhes negativos, e raramente nota a situação pelo todo. Outra forma muito comum de pensar é o pensamento que chamamos de catastrófico, pois sua percepção é sempre que as coisas estão ruim e que vão piorar, ou que há perigo à frente, normalmente de forma catastrófica. Essas duas formas de pensar podem ser potencializadas pelo que chamamos de raciocínio emocional, ou seja, seus sentimentos determinam sua interpretação dos fatos. Uma pessoa que se encontra vivendo a maior parte do seu tempo na tristeza, angústia e desesperança, tende a pensar e interpretar o mundo de uma forma bem mais negativa que os demais.

Mudança de pensamento

Compreendendo que a “cabeça” de uma pessoa depressiva funciona de forma diferente a de uma pessoa saudável e até mesmo de um ansioso, é exigir muito dele que desenvolva pensamentos de esperança, que o motivem para um ano novo melhor. Porém, não se pode ficar parado e alimentando esse lugar de doença emocional.

Para 2019, seria bem interessante para você, que se percebe depressivo, iniciar um processo terapêutico, que será longo e não mágico, e introduzir medicação por orientação psiquiátrica. 2019 pode ser melhor sim! E bem diferente de 2018. Mas, para isso, você, que se encontra com esse sentimento de desesperança, que gera tanta dor e sofrimento, precisa pegar o telefone nesse momento e agendar suas consultas. Cuidar de você será o melhor investimento em 2019. Não deixe para o início do mês, para segunda-feira nem para depois do carnaval. Comece agora, pois nós só temos o hoje para mudar!

 

Aline Rodrigues

Aline Rodrigues é missionária da Comunidade Canção Nova, no modo segundo elo. É psicóloga desde 2005, com especializações na área clínica e empresarial e pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental. Possui experiência profissional tanto em atendimento clínico, quanto empresarial e docência.