Sobre o Rosário Perpétuo

BARRA DO ASSAÍ-31/12/2004

O Rosário é Perpétuo porque cada participante assume o compromisso diário de rezar o mistério que lhe foi indicado, a qualquer hora do dia, durante toda sua vida.

E, assim,  a  primeira  pessoa, Coordenador(a) inicia  com a oração  de intenções e  reza o Credo,  01  Pai Nosso e 03 Ave-Marias, 01 Glória e  encerra  com o  Salve Rainha.
Os  mistérios  são distribuídos  entre 20  pessoas, devendo cada uma contemplar o seu mistério, pedir  a intercessão de Maria, orar  as intenções  escritas e  rezar  01 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 01 Glória-Pai.

Vale dizer que o Rosário não é uma corrente, Pe. Marcelo sempre diz que não gosta da palavra corrente, pois corrente amarra, ele sempre diz: “uma unidade de oração”.

Quando se compromete com o Rosário o participante não é obrigado a colocar outros, mais tal é a mudança em sua vida, quando dá a Maria esses cinco minutos com amor, que logo se  propõem a colocar todos aqueles que amam.

Suas atividades tiveram início na cidade de Vacaria-RS, e pele inspiração de Deus, D. Lécia Fernandes de Lima, com a finalidade de unir sua família espiritualmente distribuiu os mistérios entre os seus.

Em 1995 já em Curitiba-PR, o pároco MARCOS AURÉLIO LORO, CMF da Paróquia Imaculado Coração de Maria, acolheu essa iniciativa como um Movimento Paroquial.

Dom Sérgio, hoje Bispo da cidade Ponta Grossa foi o primeiro sacerdote quando ainda se encontrava em Curitiba, a aderir o Mandamento, rezando o seu mistério.

Em 20 de setembro, do mesmo ano, DOM PEDRO FEDALTO divulgou os objetivos e conteúdos dessa devoção, o qual considerou autêntica essa forma de evangelização.

Em Guarapuava, no dia 26 de novembro de 2002, o atual bispo da diocese, Dom Wagner, tomou conhecimento da devoção através de Simoni A. Alberti Soares, José Eduardo Soares (seu esposo) e Éster Bastos, os quais já possuíam um quadro de aproximadamente 600 participantes. Dom Wagner aprovou e abençoou a devoção, que aos poucos deverá ser divulgado as Paróquias de Nossa Diocese.

No dia 18/12/02, o pároco Bessa, da Catedral Nossa Senhora de Belém, apresentou o Movimento durante a celebração Eucarística das 19hs, dando a possibilidade de em 2003 assumirmos uma missa por mês nas intenções do movimento e de todos os participantes.

A 1º missa que realizamos foi no dia 14 de março de 2003 às 19hs, sendo fixada a 2º sexta-feira de cada mês aos cuidados do movimento.
Pe. Wieslau foi enviado a catedral para trabalhar ao lado de Pe. Bessa e tornou-se o diretor Espiritual do Movimento.

Nesta mesma época, Éster Bastos apresentou o Movimento á Pe. José do Santuário Nossa Senhora Aparecida, que da mesma forma acolheu, logo muitos grupos ali se formaram e o movimento criou fortes raízes, pois Pe. José e D Éster conduzem os paroquianos com a mesma humildade e simplicidade de Maria.

Em 25 de outubro de 2003, com a participação das coordenadoras gerais, D. Maria José Tenório de Araújo e seu esposo José tivemos o 1ºencontro regional do Rosário, que com a graça de Deus foi uma benção.

O tema: “O Sim de Maria” na catedral Nossa Senhora de Belém, início: 8:00 e término: Missa e Coroação ás 16:00.

Em 26 de outubro de 2003, acompanhados pelos coordenadores gerais, que haviam participado do 1º encontro do Rosário, fomos á Ponta Grossa em um encontro regional, D. Sergio celebrou a missa de encerramento apresentando uma carta do PAPA JOÃO PAULO II, apoiando o Movimento.
Neste 1ºano tivemos o carinho e o acompanhamento do Pe. Wieslau, que como diretor espiritual acolheu a devoção Mariana, com muito carinho e amor…
Atualmente foi transferido para Boa Ventura, onde é pároco, mais sempre que possível vêm a Guarapuava, celebra conosco, atende confissões e renova suas benções.
No mês de novembro de 2004, Pe. Acácio, coordenador diocesano, chegou á Nossa Paróquia N. Sra. De Belém, para caminhar junto com o Pe. Bessa, que também com muito amor e carinho acolheu o Movimento, celebrando a última missa do ano, nesta mesma paróquia, dia: 10/12, sendo dia de seu aniversário e de Ianka Adriani, sendo tudo para honra e glória de Deus, muito profundo.

O 2ºencontro regional do Rosário de Guarapuava, aconteceu em 30 de maio de 2004, no santuário N. Sra. Aparecida, com o tema: Jesus Caminho, Verdade e Vida, com a participação das crianças da creche: João Paulo II, com a direção da Irmã Zenira que muito já nos havia ajudado no 1ºencontro, inclusive com a equipe da cozinha, Coroação e organização.
Tivemos grupo de teatro: Madre Santa do Santuário Nossa Senhora Aparecida e também o grupo de teatro: Obra Nova, da Paróquia: São Pedro e o ministério de música: Luis Barbosa.
Tanto o 1º como o 2ºencontro foram uma benção pois todos sabemos quando pelo amor de Maria trilhamos o verdadeiro caminho da salvação.

A última missa do ano neste Santuário foi celebrada pelo Pe. Carlos do Santuário Divina e Trina Ternura, pois Pe. José encontrave-se viajando e tamanha foi nossa surpresa ao vê-lo falar com entusiasmo e grande conhecimento do Movimento.

Durante toda celebração em diversos momentos apresentou o terço e falou a todos da importância do amor da Mãe.

Dia 17/12 novena de Natal com equipe de divulgação/confraternização/ conduzida por Pe. Carlos, que usou como tema: “A CASA SOBRE A ROCHA”.
Paróquia Sta. Terezinha!

Dia:29/12 última missa do ano na paróquia Sta. Terezinha, onde: Janete Bussoloto, coordenadora do grupo: Palavras que não passam, que teve início dia: 15 de setembro de 2003, Evandir Lucia Brasil, coordenadora do grupo: Nossa Senhora de Todas as Graças, que teve início dia: 27 de novembro de 2003, e Rosemari, participante da igreja Sta Terezinha, conseguiram que apresentássemos o movimento para o Pe. Ronaldo (pároco), onde tivemos a primeira missa neste mês de outubro do coerente ano.
Pe. Ronaldo escolheu para si o 5ºmistério Luminoso, que é a INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA.
*Algumas  atividades do Movimento durante ano de 2004!!!
-com a ajuda da serva Zeonita Rosseti, todas as quartas-feiras, ás 19:00 hs, na Capela da rádio Nossa Senhora de Belém, temos adoração ao Santíssimo Sacramento.
-29/30/31 de outubro, Simoni, D. Éster, Evandir, participaram do 1ºcongresso nacional do Rosário em Curitiba, de onde se trouxe  muita bagagem e conhecimento para ser trabalhado com participantes.

Trouxemos também muitos livros, escritos por: D. Maria José Tenório de Araújo, “UM VASO NOVO”, presenteando assim vários sacerdotes, nosso bispo e pessoas que divulgam o movimento.
No feriado de 12 á 15 de novembro, o movimento organizou uma caravana para o acampamento de músicos da comunidade CANÇÃO NOVA, passando por APARECIDA DO NORTE, levando jovens do ministério de música da paróquia CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM, o grupo: DOCE CORAÇÃO DE MARIA.

Em julho fizemos a CAMPANHA DO AGASALHO, onde a coleta de roupas foi bem gratificante, sendo direcionada a Comunidade Bethânia, Escola Impório, Creche João Paulo II e diversas famílias.
Em dezembro iniciou-se a campanha para comunidade Bethânia com o título:
BETHÂNIA…
DEUS QUER…
O IRMÃO PRECISA…
…VOCÊ PODE AJUDAR!!!
COM DIREITO A CAMISETA E TUDO!!

Em outubro fomos em caravana ao município do Pinhão, dona Zelinha divulgou o movimento, tendo grande número de participantes.
Tivemos a 1ºtarde de estudos e reflexão do movimento.
Com a ajuda de MADRE SANTA, o grupo de teatro do santuário Nossa Senhora Aparecida e os jovens do ministério de música: Emanuel, Paróquia Sant’ana.

Desde o início do Rosário em Guarapuava mantemos uma salinha de divulgação e inscrição, mas só agora com a ajuda de DEUS conseguimos um cantinho organizado que funciona como uma biblioteca que empresta livros gratuitos papa evangelização.
São materiais da CANÇÃO NOVA E RAINHA DA PAZ.

Também temos o setor de livraria e locadora, pequenininho que ajuda a manter a Canção Nova, nos ajuda em fundos para despesas em: correio e livraria.

Agora temos também objetos de gesso fabricados por Irmã Zenira, que contribuem para manter a creche João Paulo II, e velas fabricadas pelos Freizinhos do convento: São José.
Temos caixinhas de madeira que visitam as famílias com materiais de evangelização, até o dia: 10 de cada mês elas devem retornar para avaliação de um sacerdote.
Segue em cada caixinha:
-1 fitas ou cd; (música ou palestra)
-1 livro:
-1 caderno de testemunhos;
-1 revista do Rosário;
-1 terço;
-1 oração;

Nosso objetivo é levar as famílias à evangelização e conhecimento, já que cada caixinha tem um tema.  

No ultimo dia 05 de novembro de 2006, aconteceu o 5º Encontro do Movimento Rosário Perpétuo na comunidade Perpétuo Socorro. Encerrando assim as 11 semanas de aprofundamento dos carísmas do Rosário.