Os amigos que nos fazem enxergar

Os amigos que nos fazem enxergar


O amigo verdadeiro não nos esconde a verdade

Uma menina muito esperta olhava, sentada aos pés de sua mãe, a costura que ela estava a bordar. Vendo de baixo a menina estava confusa, pois via um emaranhado de linhas de várias cores, mas sem sentido, não dava para entender nada. Incomodada, perguntou: -Que estás a fazer, mamãe, com tanta atenção este monte de linhas? Eu não estou entendendo nada.


A mãe lhe respondeu: -Estou bordando uma linda peça para enfeitar o seu quarto.


Imediatamente retrucou a menina: -Eu não quero esse desenho feio! A mãe, com toda calma, disse: -Levante-se do chão e sente-se aqui do meu lado, para que você possa ver de cima, pois dessa forma se enxerga diferente. Então ela viu um lindo arco-íris com todas as cores e bem feitinho.


Do lado de cima se vê as coisas de forma diferente. Quantas vezes, estamos exatamente como esta menina, olhando as coisas a partir do ângulo de baixo, no emaranhado, no burburinho, na agitação. E assim, julgamos as coisas e as pessoas de acordo com o que vemos, ou por meio daquilo que nos falaram. De forma que não temos a visão verdadeira da realidade, e por isso, muitas vezes desanimamos e abandonamos um sonho, um projeto, ou desistimos de algo ou de alguém. Tudo isso, porque não decidimos ver as coisas do alto, de cima e não de baixo para cima. Precisamos nos distanciar para ver melhor, ver os detalhes, entender o contexto.



Nós precisamos de “lentes especiais” para que consigamos enxergar o real e não ficar com as aparências e os “pré-conceitos”. Porque o essencial é invisível aos olhos! É preciso alargar a visão, pois nem tudo que reluz é ouro como diz o ditado, assim como nem tudo o que brilha demais é precioso. Percebo o quanto a minha visão limitada me atrapalhou, pois o que eu via era uma parte e não o todo. Por que Deus nos surpreende? Porque Ele nos enxerga no todo e não pela metade; por isso, nos ama.



Hoje eu me decido a ver as coisas do lado de cima e não do de baixo, não vou me contentar com minha visão e meus conceitos limitados. O amigo verdadeiro sempre nos enxerga na medida certa, não nos esconde a verdade e muito menos fica mascarando as coisas. Eu posso dizer que meus amigos são minha “segunda visão”, e muitas vezes, vêem melhor do que eu. Quanto mais diferente é o amigo, melhor, pois é na alteridade que eu, muitas vezes, me descubro, afinal “as diferenças não são barreiras, são riquezas!” como costumamos afirmar.


Alarga, Senhor, a minha visão, cura a minha miopia espiritual, da-me as lentes da Verdade e da Caridade. Mas, como mesmo de óculos eu não enxergo direito, da-me muitos e verdadeiros amigos: “Amigo fiel é uma poderosa proteção:quem o encontrou, encontrou um tesouro” (Cf Eclesiástico 6, 14-17). Se você anda enxergando pouco, onde estão os seus amigos? Enxergar sozinho é pobre, é tão bom saber que podemos dividir ou somar nossa visão com nossos amigos, eles “são nosso segundo coração”. É muito bom saber que não estamos sozinhos. Por isso, procure alargar a sua visão, não tenha medo dos outros. E aos meus amigos, obrigado por me fazerem enxergar melhor.



Minha bênção amiga


Pe. Luizinho
Comunidade Canção Nova