2008 Jornada da juventude


‘Jornada da Juventude do Brasil com o Papa’  
 
 


A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, mais uma vez foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sediar um evento de grande importância para os cristãos, principalmente para os jovens universitários: a “Jornada da Juventude do Brasil com o Papa”, cujo tema será: “Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor”.


O evento será realizado no dia 1º de março na Sala Paulo VI, no Vaticano, e terá a participação – por meio de videoconferência – das cidades de Avinhão (França), Edimburgo (Reino Unido), Minsk (Bielorussia), Bucarest (România), Toledo (Espanha), Nápoles (Itália), Nova Iorque (Estados Unidos), Havana (Ilha de Cuba), Cidade do México (México), Loja (Equador) e APARECIDA (BRASIL).


A juventude de Aparecida e de todo o Brasil estará reunida no Santuário Nossa Senhora Aparecida, participando deste encontro com o Papa Bento XVI, via satélite. Segundo Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, essa jornada com os jovens universitários é comum na Europa e agora decidiram estendê-la para as Américas. “É necessário que a Igreja fale com os jovens porque o mundo precisa de jovens bem orientados – não só profissional, mas também espiritualmente”.


A jornada será realizada das 13h às 15h (horário brasileiro). “Será uma celebração presidida pelo Papa Bento XVI e acompanhada por um telão no Santuário Nacional. Mas durante a manhã, nós também vamos ter uma programação especial para esses jovens universitários” informa o arcebispo.


Segundo a comissão de organização no Brasil, a programação começa às 10h na Tribuna do Papa, no pátio João Paulo II, no Santuário Nacional, com a apresentação de bandas católicas. Na seqüência, o professor e ex-secretário de Educação Gabriel Chalita ministrará uma palestra com o tema: “Juventude chamada a construir a civilização do amor: afetividade, cidadania e ecologia”. Também haverá depoimentos de jovens universitários envolvidos em movimentos e pastorais da Igreja.


Após o intervalo para o lanche, os universitários vão se reunir no interior da Basílica para a celebração com o Papa Bento XVI. A programação termina com uma Santa Missa celebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis, às 16h, no Santuário.


 


fonte: Arquidiocese de Aparecida (SP).