2015 Vigília lança o “Rota 300”, projeto de evangelização juvenil

No contexto das comemorações pelo tricentenário do encontro da imagem de Aparecida, projeto quer envolver os jovens na evangelização e ação missionária


Jéssica Marçal
Enviada especial a Aparecida (SP)


Dom Eduardo Pinheiro apresenta cartilha que explica o "Rota 300" / Foto: Jéssica Marçal

Dom Eduardo Pinheiro apresenta cartilha que explica o “Rota 300″ / Foto: Jéssica Marçal


O bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, apresentou nesta sexta-feira, 17, o projeto “Rota 300”, que tem como objetivo a evangelização da juventude nesse caminho de comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.


O lançamento do projeto será na noite deste sábado, 18, com uma vigília de oração, que contará com a participação de fiéis de várias dioceses do país. Após a acolhida, haverá uma apresentação teatral sobre o encontro da imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba. Em seguida, uma procissão exibirá cartazes com intenções da juventude das dioceses do Brasil.


Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB


Na oração, os mistérios gozosos, contemplados a partir de pregações de bispos bem como de testemunhos de jovens pertencentes a diversos movimentos da Igreja. Para encerrar a vigília, haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento, das 5h15 às 6h.


No domingo, 19, às 11h, será celebrada a Missa de Envio. Antes, haverá procissão da juventude junto com os bispos que participam da 53ª Assembleia Geral da CNBB, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a Basílica para a Missa.


O projeto


Dom Eduardo explicou que, no clima da Jornada Mundial da Juventude, que em 2013 foi no Brasil, busca-se continuar o serviço da juventude à Igreja no Brasil. No final de 2013, ainda colhendo os frutos da JMJ, percebeu-se três fatores importantes: a necessidade da experiência missionária juvenil, a assessoria dos adultos aos jovens nesse processo e a necessidade de investir em estruturas de acompanhamento, ou seja, em espaços próprios da juventude. Com base em todos esses aspectos, nasceu o “Rota 300”.


“Neste período de 2014 a 2017, em que celebramos a importância de Nossa Senhora junto ao seu Filho na obra de salvação, pedimos que Ela, como Mãe dos jovens, acompanhe todos que procuram seguir as pegadas do seu Filho”, informa uma cartilha explicativa sobre o projeto.


O projeto se desenvolve a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras no período de 2015 a 2017. O clima que perpassa essa iniciativa é de missionariedade dos jovens, estando em sintonia com a comissão que organiza as comemorações do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.