Bispos de quatro países iniciam hoje suas Assembléias Plenárias
Da Redação, com Rádio Vaticano
Os bispos da Argentina, dos Estados Unidos, de Portugal, da Inglaterra e de Gales estão reunidos durante esta semana, em seus respectivos países, em Assembléias Plenárias para analisar a realidade pastoral de suas comunidades.
A partir de hoje, 10, bispos da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales se reúnem na cidade de Leeds.
Em Fátima, os bispos portugueses vão dedicar sua Assembléia a dois temas principais: “A escola em Portugal” e “Toda a prioridade às crianças”.
Até o dia 13, os prelados vão examinar os relatórios de suas Comissões para reformular a pastoral. O presidente da Conferência Episcopal, Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, defende que, na era da globalização, é necessário permanecer atentos e aproximar-se o mais possível da realidade cotidiana, fornecendo uma pastoral de respostas aos problemas sociais concretos.
Em Buenos Aires, os bispos argentinos inauguram sua 96ª Assembléia Plenária com a eleição da comissão executiva, dos conselhos e delegações episcopais.
Até o dia 15, os prelados vão analisar a realidade argentina e da Igreja. O programa inclui também um intercâmbio sobre o documento “Caminho ao Bicentenário”, a animação para a Missão Continental nas dioceses argentinas e a avaliação de um projeto para a formação dos diáconos.
Já nos EUA, os bispos se reúnem em Baltimore para sua plenária de outono.
Estão na pauta as metas e os objetivos que vão nortear o trabalho da Conferência Episcopal nos próximos três anos. Entre esses objetivos, destacam-se a formação à fé e a prática sacramental, a integração dos imigrantes e de comunidades culturalmente diferentes, o reforço do matrimônio, a vida e a dignidade da pessoa humana, a diversidade cultural da Igreja e a promoção das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada.