Bispos de quatro países iniciam suas Assembléias Plenárias

 

Bispos de quatro países iniciam hoje suas Assembléias Plenárias



Da Redação, com Rádio Vaticano




Os bispos da Argentina, dos Estados Unidos, de Portugal, da Inglaterra e de Gales estão reunidos durante esta semana, em seus respectivos países, em Assembléias Plenárias para analisar a realidade pastoral de suas comunidades.

A partir de hoje, 10, bispos da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales se reúnem na cidade de Leeds.

Em Fátima, os bispos portugueses vão dedicar sua Assembléia a dois temas principais: “A escola em Portugal” e “Toda a prioridade às crianças”.

Até o dia 13, os prelados vão examinar os relatórios de suas Comissões para reformular a pastoral. O presidente da Conferência Episcopal, Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, defende que, na era da globalização, é necessário permanecer atentos e aproximar-se o mais possível da realidade cotidiana, fornecendo uma pastoral de respostas aos problemas sociais concretos.

Em Buenos Aires, os bispos argentinos inauguram sua 96ª Assembléia Plenária com a eleição da comissão executiva, dos conselhos e delegações episcopais.

Até o dia 15, os prelados vão analisar a realidade argentina e da Igreja. O programa inclui também um intercâmbio sobre o documento “Caminho ao Bicentenário”, a animação para a Missão Continental nas dioceses argentinas e a avaliação de um projeto para a formação dos diáconos.

Já nos EUA, os bispos se reúnem em Baltimore para sua plenária de outono.

Estão na pauta as metas e os objetivos que vão nortear o trabalho da Conferência Episcopal nos próximos três anos. Entre esses objetivos, destacam-se a formação à fé e a prática sacramental, a integração dos imigrantes e de comunidades culturalmente diferentes, o reforço do matrimônio, a vida e a dignidade da pessoa humana, a diversidade cultural da Igreja e a promoção das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada
.