Caridade, humildade e discernimento




A humildade, a caridade e o discernimento



“Qual árvore de muitos galhos, a caridade possui numerosos filhos. Como as árvores recebem a vida de suas raízes enterradas no solo, assim a caridade se nutre na humildade, e o discernimento é um dos filhos ou rebentos da caridade”. (Sta. Catarina de Sena)


Como filhos de Deus, hoje, somos chamados a colher os frutos da caridade em nosso dia-a-dia, que só poderão amadurecer, se nossos atos forem fincados no solo da verdadeira humildade. Se eu cultivar a caridade em minha vida, com o conhecimento de minhas próprias limitações e fraquezas, eu poderei discernir entre o bem e o mal, o fazer e o não fazer, o falar e o não falar, o agir contra ou a favor do bem.


O discernimento só pode fluir do verdadeiro conhecimento de si próprio. Sendo assim, ele brota da humildade. Se eu for humilde, serei uma pessoa de discernimento muito claro, sobre mim mesmo(a), bem como sobre as pessoas e as situações que me cercam. ‘Homem sem humildade é homem sem discernimento. Seu agir baseia-se no orgulho, da mesma forma como todo discernimento vem da humildade’ (Sta. Catarina de Sena)


Portanto, meu irmão, minha irmã, façamos desse dia um treinamento, um exercício da humildade, com inteiro empenho e disposição, para que assim, possamos agir com discernimento em todos os momentos que este nos for necessário.


Jesus, eu confio em Vós!


 Luzia Santiago