CONHEÇA O APÓSTOLO PAULO


CONHEÇA O APÓSTOLO PAULO


Pe. José Bortolini, SSP


Paulo está quase sempre presente em nossas celebrações eucarísticas dominicais, como segunda leitura. Mas, infelizmente, ele é quase sempre esquecido nas homilias. O Ano Paulino, anunciado pelo papa Bento XVI, pretende chamar a atenção para esse campeão da fé e da evangelização fora da Palestina. O Ano Paulino começará no dia 28 de junho de 2008 e se encerrará no 29 de junho de 2009. É uma oportunidade para conhecer melhor a vida do apóstolo Paulo e suas cartas, uma ocasião para criar laços de amizade com ele, sentir profundamente sua paixão pelo Senhor Jesus, paixão expressa no amor à evangelização. Quem ama Jesus não deixa de anunciá-lo.


AUTO – APRESENTAÇÃO DE PAULO


     ‘’Eu sou judeu. Nasci em Tarso de Cicília e fui educado nesta cidade. Eu me formei na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais rigorosa dos nossos antepassados. Sempre fui apaixonado por Deus, exatamente como vocês. Eu persegui até a morte este Caminho prendendo e colocando na cadeia homens e mulheres. O sumo sacerdote e todos anciãos são minhas testemunhas. Eles me deram autorização escrita para os irmãos, e eu viajei a Damasco para prender os que aí estavam e levá-los a Jerusalém para serem castigados.’’ ( Atos dos Apóstolos 22,3-5)


     ‘’Conheço um cristão que foi arrebatado até o terceiro céu. E eu não sei se foi arrebatado com o corpo ou sem corpo-Deus sabe. Sei que esse homem, arrebatado ao paraíso, ouviu palavras que não podem ser repetidas pelas pessoas . Não sei se foi com ou sem corpo – Deus o sabe. Eu me orgulharei desse homem. Quanto a mim, só me orgulharei de minhas fraquezas. Mas se eu quisesse me orgulhar, não seria loucuras, pois estarias dizendo a verdade. Todavia, evito fazer isso. Não aconteça que, por causa dessas revelações extraordinárias, alguém me julgue mais do que ve em mim ou escuta de mim… Por isso, estou contente em suportar por Cristo fraquezas, ofensas, e necessidades, perseguições e angústias. Pois quando sou fraco é que sou forte.‘’ (2 Corintios12,2-7.10)


     ‘’Por último, o Senhor apareceu a mim, que sou como alguém nascido fora do tempo. Pois sou o último entre os apóstolos a não mereço o título de apóstolos , pois persegui a Igreja de Deus. Graças a Deus, sou o que sou, e sua graça naum ficou sem produzir frutos em mim, já que minha trabalhadeira supera a deles todos. Bem, não fui eu, mais a graça de Deus agindo em mim.‘’(1 Coríntios 15,8-10)


Perguntas mais comuns:


O APÓSTOLO


1. Quem é Paulo?


     Paulo é um importante judeu cristão do primeiro século. Nos Atos dos Apóstolos (22,3), ele afirma ter nascido em Tarso, na Cilícia, região que pertencia ao Império Romano. Hoje essa região é parte da Turquia.


2. Qual é ao certo o nome dele?


     Os judeus que moravam na DIÁSPORA costumavam ter dois nomes, um nitidamente judeu (Saul ou Saulo) e outro inculturado (Paulo).


3. O que vem a ser a diáspora?


     A palavra vem de um verbo grego que significa semear, espalhar. Diáspora é o fenômeno migratório dos judeus que iam viver no estrangeiro. Isso começou uns seis séculos antes de Cristo.


 


4. Os judeus da diáspora eram diferentes dos outros?


     Em parte sim. Pois viviam numa terra e cultura que não eram as deles, estavam longe de Jerusalém e do Templo e tinham que lidar com um montão de problemas. Em geral, eram mais abertos e tolerantes, e não viam como inimigo quem pertencesse a outra raça.


5. Na diáspora eles tinham liberdade?


     Em parte sim. Nas grandes cidades eram mais organizados, tinham quase sempre sua casa de oração (sinagoga) e podiam exercer livremente sua religião.


6. Que língua falavam os judeus da diáspora?


     Normalmente o grego, diferentemente dos judeus da Palestina, que falavam o aramaico. Os primeiros contatos de Paulo com o Antigo Testamento se deram a partir de uma tradução grega chamada Setenta. Note-se a diferença : os judeus da Palestina não admitiam que o grego fosse usado por Deus para revelar seu projeto.


7. Como Paulo é apresentado nas pinturas?


     Normalmente Paulo é apresentado tendo nas mãos um livro e uma espada. O livro faz pensar na Palavra de Deus, que ele tanto amou e difundiu. A espada fala de seu martírio: ele teve a cabeça cortada.


8. Por que Paulo é invocado contra picada de cobras?


     O fato está ligado a Atos dos Apóstolos 28, 1-6. Na ilha de Malta, ele foi picado por víbora, e nada lhe aconteceu (veja Marcos 16, 18). Mas convenhamos: Paulo é muito mais que simples defensor contra cobras venenosas. É certamente a figura mais importante entre os seguidores de Jesus no século I.


9. Qual a importância de Paulo para o cristianismo?


     Paulo foi tão importante a ponto de alguns estudiosos sustentarem que foi ele, e não Jesus, quem fundou o cristianismo. Exageros à parte, Paulo foi aquele que levou o anúncio de Jesus Cristo para fora do território d Palestina, tornando-se universal.


10. Quando Paulo nasceu e quando foi morto?


     Não é possível dizer com exatidão as datas que se referem à vida dele. Supõe-se que tenha nascido entre os anos 5 e 10, e sua morte aconteceu em Roma entre os anos 64 e 68. Com grande probabilidade, seu túmulo se encontra debaixo do altar da Basílica de São Paulo fora dos muros, em Roma.


11.  Onde nasceram seus pais?


     Os pais de Paulo eram galileus de Gíscala, segundo a informação de São Jerônimo. Essa cidade está perto de Nazaré e Cafarnaum. Alguns estudiosos sustentam que também Paulo teria nascido nessa cidade. E, ainda menino, teria migrado para Tarso, enfrentando todos os desafios da migração.


12. O pai de Paulo era fariseu?


     É o que se afirma nos Atos dos Apóstolos (23, 6). Os fariseus eram pessoas muito apegadas à própria terra (Palestina) e ao Templo de Jerusalém, de modo que dificilmente um fariseu habitava no estrangeiro. Os fariseus não eram numerosos. Nesse tempo, não chegavam a dez mil.


13. Paulo era fariseu?


     Sim. Ele o confessa na carta aos Filipenses 3,5. Fariseu significa Separado (afastado) do povo pobre, doente e analfabeto, não se misturando com essas pessoas. Os fariseus chamavam esse povo de maldito (João 7,49) por não conhecer a Lei, por não praticá-la, atrasando assim a vinda do Messias. O Messias viria quando todos fossem irrepreensíveis como os fariseus.


14. Há outros motivos pelos quais fariseus desprezavam o povo?


     Sim. Por exemplo, a religião do puro e o impuro. O povo era visto como pecador e impuro. Os fariseus faziam nítida distinção entre pessoas, coisas e alimentos puros e impuros (veja Marcos 7,1ss; Colossenses 2,21; Tito 1,15). O povo misturava tudo e nem ligava para a religião do puro e impuro.


 


15. Como cristão, Paulo continou sendo fariseu?


     Não. Os fariseus achavam que o Messias seria um prêmio que Deus daria aos judeus pela prática rigorosa da Lei. Como cristão, Paulo descobre que Jesus amou a humanidade e se entregou por ela sem mérito algum da parte dela, sem que ninguém pudesse obrigar a Deus (Gálatas 2,20; Romanos 5,8).


16. De que valeu para ele ser fariseu?


     Paulo provavelmente se tornou fariseu por influência do mestre Gamaliel, homem tolerante (Atos dos Apóstolos 5,34ss; 22,3). Na carta aos Filipenses (3,7ss) ele não vê vantagem alguma, tudo é perda, esterco. Mas certamente não se deve desconsiderar a formação acadêmica que ele alcançou como fariseu.


17. Paulo caiu do cavalo?


     Nos Atos dos Apóstolos há três narrações da ‘‘Conversão’’ de Paulo (9,1-19; 22, 5-16; 26,9-18), mas em nenhuma delas se fala de ‘‘Cair do cavalo’’, expressão presente também em nossa cultura. A idéia de que ele teria caído do cavalo vem das pinturas sobre esse episódio.


18. Por que narrar três vezes o mesmo episódio no mesmo livro?


     A mudança de vida provocada em Paulo é um dos fatos marcantes do século I. Não é todo dia que o mais feroz inimigo dos cristãos se torna o maior anunciador de Jesus. Assim Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos, quis proclamar esse acontecimento a todos: às nações pagãs (é contexto do capítulo 9), aos reis (26,9-18) e aos israelitas (22,5-16). É o que se promete em 9,15.


19. Paulo era soldado romano?


     Não. Em suas cartas ele usa a imagem de soldado para falar da militância cristã, mas Paulo nunca pertenceu a exército nenhum.


20. Era cidadão romano?


     Duas vezes os Atos dos Apóstolos falam de Paulo cidadão romano (16,37; 22,25). Ele, porém, nunca menciona isso (veja Filipenses 3,20). Sabe-se que o autor dos Atos dos Apóstolos tem uma finalidade muito clara: mostrar que os cristãos não eram inimigos do Império Romano.


21. Paulo foi casado?


     Os jovens judeus casavam cedo, e o casamento era uma espécie de ‘‘obrigação moral’’, pois a religião dos judeus só crescia em número com o nascimento de crianças judias. Paulo pode ter sido casado (1 Coríntios 9,5), viúvo ou solteiro (7,8).


 


 


22. Paulo conheceu Jesus?


     Paulo estava em Jerusalém quando Jesus foi morto (ano 30 ou 33)? Tudo leva a crer que sim. Não há, contudo, nenhum texto que fale de um possível encontro entre Jesus e Paulo (veja 2 Coríntios 5,16b; veja também 12,1-6). Provavelmente Paulo estava em Jerusalém nos dias da paixão, morte e ressurreição de Jesus, mas não tinha conhecimento nem consciência da importância desse fato para ele e para todos os que, mais tarde, receberiam sua mensagem.


23. Paulo foi membro do Sinédrio?


     Sinédrio ou Conselho era o supremo tribunal da época de Jesus e depois dele (até o ano 70). Presídio pelo Somo Sacerdote, concentrava praticamente todo o poder diante do povo judeu. Era, evidentemente, um poder subordinado aos dominadores romanos, que impunham o sumo sacerdote a quem fosse fiel ao sistema de dominação. O Sinédrio é o principal responsável pela morte de Jesus. Em Atos dos Apóstolos 26, Paulo conta seu passado e conversão ao rei Agripa. Diz: ‘‘E foi isso que eu fiz em Jerusalém: prendi muitos cristãos com autorização dos chefes dos sacerdotes, e dei o meu voto para que fossem condenados a morte’’ (26,10). Sabe-se que somente os membros do Sinédrio podiam votar. Se levarmos ao pé da letra essa passagem, Paulo teria pertencido ao Sinédrio alguns anos após a morte de Jesus.


24. Paulo agia sozinho?


     Não. Quase sempre encontramos Paulo acompanhado de colaboradores. Um exemplo muito claro é Romanos 16. Nesse capítulo,citam-se mais de 30 colaboradores seus onze dos quais são mulheres. Ele sabia muito bem coordenar e lidar forças para o anúncio de Jesus Cristo.


25. É verdade que ele não gostava das mulheres?


     Não é verdade. O capítulo 16 de Romanos mostra várias coisas envolvendo Paulo e as mulheres. Fala-se de Febe, provavelmente a única diaconisa do Novo Testamento. Foi atuava em Cencréia, comunidade ligada a Paulo. Foi ela quem levou a Roma a carta aos Romanos e, provavelmente, Paulo a encarregou de preparar a viagem à Espanha (Romanos 15,24.28 16,1-2). Você pode conferir o carinho que demonstra por elas em Romanos 16, chegando a chamar Júnia de ‘‘apóstolo importante’’. As restrições em suas cartas devem ser entendidas à luz dos condicionamentos culturais da época (veja Gálatas 3,28).


26. Devemos confiar nas informações de Lucas acerca de Paulo nos Atos dos Apóstolos?


     Na maioria dos casos, sim. Mas é bom saber que Lucas não é historiador como os historiadores de nosso tempo. Às vezes há contadições entre dois. Lucas não se sente obrigado a narrar todos os fatos e pregações de Paulo. Exemplo: em 2 Coríntios 11,24, Paulo afirma ter recebido cinco vezes as 39 pauladas. Lucas nada relata. Na mesma carta (versículo 25), são lembradas três naufrágios. Nos Atos dos Apóstolos não se fala disso. E os casos são muitos.


27. Quais são as datas mais importantes na vida de Paulo?


     As datas que se referem à vida dele não são totalmente seguras. De qualquer forma, vamos fixar algumas.


·         Por volta do ano 5: Nascimento em Tarso.


·         Por volta do ano 11: Começa a freqüentar a escola da sinagoga.


·         Por volta do ano 20: Vai morar em Jerusalém, formar-se rabi(no) sob os cuidados de Gamaliel (Atos dos Apóstolos 22,2).


·         Por volta do ano 35: A ‘‘conversão’’ (Atos dos Apóstolos 9,1-19).


·         Até o ano 37, aproximadamente: Arábia, Damasco e rápida viagem a Jerusalém (Gálatas 1,17-18).


·         Até ano 44 ou 45: Alguns anos em Tarso, sua terra (Atos dos Apóstolos 9,30).


·         Ano 45, aproximadamente: Estadia em Antioquia da Síria (Atos dos Apóstolos 11,25-26).


·         Anos 46 a 48: Primeira viagem (Atos dos Apóstolos 13-14).


·         Ano 49: Em Jerusalém (Atos dos Apóstolos 15,1-35).


·         Anos 49 a 52: Segunda viagem (Atos dos Apóstolos 15,36-18,22).


·         Anos 53 a 57/58: Terceira viagem (Atos dos Apóstolos 18,23-21,16).


·         Anos 59 a 62: Quarta viagem (Atos dos Apóstolos 21,11-28,16).


·         Anos 64-68: Martírio, em Roma.


AS VIAGENS


 


28. As viagens missionárias foram realmente quatro?


     Paulo afirma ter feito muitas viagens (2 Coríntios 11,26). Nos Atos dos Apóstolos, Lucas organizou em quatro  as andanças desse apóstolo. Cada viagem possui uma característica, e todas elas giram em torno de quatro elementos comuns. Em cada viagem, Lucas relata uma pregação de Paulo, um milagre por ele realizado, mostra o Evangelho enfrentando magia e superstição, além de narrar uma tribulação sofrida pelo apóstolo. Foi assim que Lucas organizou a narrativa nos Atos dos Apóstolos.


29. Qual a característica e quais os elementos comuns da primeira viagem?


     A primeira viagem (anos 46-48; Atos dos Apóstolos 13-14) tem esta característica: Deus abriu aos pagãos a porta da fé (14,27). O muro que separava a humanidade em dois grupos desapareceu. O Deus dos crisãos é o Deus de todos.


     A viagem começa e termina em Antioquia da Síria. É feita por mar e por terra. Paulo faz essa viagem com Barnabé e João Marcos. Os elementos comuns são estes: 1. O episódio do mago Elimas na ilha de Chipre (13,4-12) quer mostrar que a Palavra de Deus vai vencendo a magia, pois a magia aliena as pessoas. 2. Lucas mostra Paulo fazendo um discurso na sinagoga de Antioquia da Pisídia (13,13-41). Os judeus reagem com violência à pregação de Paulo, perseguindo-o de cidade em cidade; os pagãos reagem com alegria e adesão, começando a formar comunidades cristãs. 3. Narra-se um milagre de Paulo em Listra (14,8-10). 4. Os Atos dos Apóstolos relatam o apedrejamento de Paulo nessa mesma cidade (14,19-20).


30. Qual a característica e quais os elementos comuns da segunda viagem?


      A segunda viagem (anos 49-52; Atos 15,36-18,23) também começa e termina em Antioquia da Síria. Paulo viaja com Silas, Timóteo e talvez Lucas. A grande característica da segunda viagem é esta: o Evangelho entra na Europa. Um macedônio (isto é, um europeu) aparece a Paulo numa visão e pede ajuda (16,9-10). Em Filipos nasce a primeira comunidade cristã européia, justamente na casa de Lídia, uma mulher asiática, natural de Tiatira, comerciante de púrpura. Num só episódio (16,16-24), Lucas concntra um dado cultural iluminado pelo Evangelho (o caso de possessão), um milagre de Paulo (exorcismo) e a tribulação que daí lhe vem (açoites com varas).


     Lucas reservou o discurso de Paulo para as elites intelectuais da cidade de Atenas (17,22-31).


31. Qual a característica e quais os elementos comuns da terceira viagem?


     A terceira viagem acontece entre os anos 53-57 (Atos 18,23-21,17), e também começa em Antioquia da Síria, mas termina em Jerusalém, provavelmente contra a vontade de Paulo, que foi levar o resultado do mutirão internacional de solidariedade e acabou preso. O pivô da terceira viagem é Éfeso. Por dois anos (19,10) ensina na escola de Tiranos. Mais adiante, no discurso de despedida, fala de três nãos vividos nessa cidade (20,31). Lucas sintetiza esse tempo com uma frase: ‘‘todos os habitantes da Ásia, judeus e gregos, puderam ouvir a Palavra do Senhor’’ (19,10b). É a principal característica dessa viagem. Nesse tempo, Paulo enfrenta muitos problemas, como a questão dos exorcistas judeus itinerantes (19,13-16) e a queima de livro de magia (19,18-19). O conflito ou tribulação explode também nessa viagem (19,23-41). Lucas narra ainda um milagre de Paulo, a ressurreição de Êutico (20,7-12) e registra um discurso do apóstolo (20,18-35).


32. Qual a característica e quais os elementos da quarta viagem?


     A quarta viagem (anos 59-62; Atos 21,18-28,16) tem esta característica principal: O testemunho de Jesus Cristo chega aos confins do mundo (veja Atos dos Apóstolos 1,8). O tema da tribulação, presente nas viagens anteriores, torna-se uma constante ao longo desta. Basta lembrar alguns detalhes: a prisão (21,17-33), o pedido de morte (22,22), o complô para matá-lo (23,12-22), a proposta indecente que Festo lhe faz para que volte a Jerusalém a fim de ser julgado (25,9), além do naufrágio detalhadamente descrito em 27,13-44. Os vários discursos são uma espécie de síntese de toda a vida de Paulo. Como nas viagens precedentes, o Evangelho vai penetrando as culturas e libertando as pessoas de uma vida alienada. É o caso, por exemplo, de 28,1-6. Paulo realiza uma cura na ilha de Malta (28,8).


33. Como Paulo viajava?


      A pé e de navio por mar. As regiões a visitar eram dominadas pelo Império Romano , que abriu boas estradas para facilitar a ocupação militar, o comércio e as comunicações. A cada 30 quilômetros havia entreposto dos correios. Paulo certamente s hospedava nas pensões ao longo dessas estradas. Tudo isso custava, e quase sempre Paulo conseguia pagar as próprias despesas e de seus companheiros (Atos dos Apóstolos 20,34).


34. De que modo conseguia os recursos?


     Trabalhando com as próprias mãos (Atos dos Apóstolos 18,3; 1 Coríntios 4,12). Naquele ambiente, só os escravos é que faziam trabalhos manuais. Paulo, com isso, se identificava com os pobres.


35. As viagens eram perigosas?


     Sim, bastante perigosas, sobretudo por causa da bandidagem, dos ladrões e dos inimigos de Paulo (Atos dos Apóstolos 20,3). Em 2 Coríntios 11,22-29 ele conta uma série de perigos que teve de enfrentar.


36. Paulo tinha alguma estratégia para evangelizar?


     Sim. Deve-se imaginar Paulo como um estrategista da evangelização. Percorria as estradas di Império Romano. Essas uniam as principais cidades ou metrópoles. É por isso que o encontramos evangelização os grandes centros urbanos da época: Roma, Corinto, Éfeso, Antioquia da Síria…


37. O que fazia nessas grandes cidades?


     Normalmente procurava um emprego para seu sustento e para não ser de peso de ninguém. A seguir, começava a anunciar Jesus às pessoas. Quem aceitasse Jesus recebia o batismo e se tornava membro da comunidade cristã. Essas pessoas se reuniam nas casas e, quando o grupo era grande, criava-se outra comunidade. Assim, a grande cidade ia sendo aos poucos evangelizada. Daí partiam missionários para fundar comunidades nas cidades menores.


38.  Que tipo de trabalho Paulo fazia?


     Ele aprendeu o ofício de tecelão e fabricava tendas (Atos dos Apóstolos 18,3), provavelmente tendas de campanha para o exército. Deve-se notar que naquele ambiente e cultura, trabalhar com as próprias mãos era tarefa de escravos. Paulo se põe no nível dos pobres e escravos.


39. Os demais apóstolos também agiam assim?


     Não, pelas informações encontradas nas cartas de Paulo. Já naquela época havia gente que buscava títulos e privilégios na evangelização. Paulo os chama de traficantes da Palavra (2 Coríntios 2,17).


 


 


40. O que significa a palavra ‘‘apóstolo’’?


     ‘‘Apóstolo’’ é a palavra nascida da língua grega e significa enviado, mensageiro. Naquele tempo, havia pessoas que negavam a Paulo o título de apóstolo (1 Coríntios 9,2). Para elas, só quem esteve com Jesus de Nazaré é que podia usar esse título.


41. Se não é privilégio, o que significa ser apóstolo?


     O próprio Paulo responde: ‘‘Pelo que vejo, Deus reservou o último lugar para nós que somos apóstolos, como se estivéssemos condenados à morte, porque nos tornamos espetáculo para o mundo, para os anjos e para os homens! Nós somos loucos por causa de Cristo; e vocês, como são prudentes em Cristo! Nós somos fracos, vocês são forte! Vocês são bem considerados, nós somos desprezados! Até agora passamos fome, sede, frio e maus tratos; não temos lugar certo para morar; nos esgotamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos amaldiçoados, e abençoados; perseguidos, e suportamos; caluniados, e consolamos. Até hoje somos considerados como lixo do mundo, a escória do universo’’ (1 Coríntios 4,9-13).


42. Paulo estava ligado a uma comunidade?


     Sim. A comunidade dele situava-se em Antioquia da Síria. Nela havia pessoas de mente aberta, bem diferente dos cristãos de Jerusalém. Essa abertura provocou as viagens de Paulo para anunciar aos pagãos a Palavra de Deus (veja Atos dos Apóstolos 11,19-26; 13,1-3; 14,27-28 etc.).


43. Quantas comunidades ele fundou?


     É difícil calcular. O certo é que ele chegava a uma grande cidade, anunciava Jesus Cristo, e quem o aceitasse recebia o batismo e começava a participar da comunidade, que se reunia na casa de um deles. Crescendo em número, criavam-se outros núcleos na mesma cidade, nas periferias e nas cidades menores do entorno (veja 2 Coríntios 10,15-16; Romanos 15,20.23). Romanos16,5.10.11.14.15 fala de cinco igrejas domésticas na capital do Império.


44. Essas comunidades tinham algo especial?


     Sim. Elas se esforçam por testemunhar Jesus Cristo  nas grandes cidades, vivendo relações novas, sobretudo o amor. Nesse sentido, eram como fermento na massa e luz nas trevas. Para falar dessa novidade, Paulo emprega várias imagens; roupa nova, tomar banho, ser resgatado etc.


AS CARTAS


45. Quantas cartas Paulo escreveu?


     Paulo escreveu várias cartas às comunidades. Algumas se perderam (1 Coríntios 5,9; 16,1). Além disso, é discutível se todas as cartas que conservaram seu nome são de fato dele. Chegamos assim a chamá-las de paulinas e deuteropaulinas. Paulinas são estas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filêmon. São chamadas assim porque ninguém duvida que tenham Paulo como autor. As deuteropaulinas são estas: Efésios, Colossenses, 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito. São chamadas assim porque há dúvidas se são de Paulo ou não. Podem ter sido escritas por companheiros dele. Hebreus certamente não é de Paulo. O grego é a língua usada por Paulo em suas cartas.


46. Por que as cartas aparecem nessa ordem?


     O critério é muito simples: de modo geral, parte-se da carta mais comprida até a mais curta. A ordem, pois, é esta: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filêmon.


 


 


47. Naquele tempo, escrever carta era tarefa fácil?


     Não, e custava muito, de modo que quase sempre Paulo ditava (Romanos 16,22). Ele costumava assinar o escrito (1 Coríntios 16,21). Usava-se o pergaminho, ou seja, o couro de ovelha curtido e preparando para isso (2 Timóteo 4,13). Para escrever, o copista arranhava o couro com estilete de ferro banhado em tinta.


48. O fato de Paulo assinar as cartas tinha algum sentido especial?


     Sim. Servia para evitar falsificações (2 Tessalonicenses 3,17). Já naquele tempo havia pessoas que usava o nome de Paulo para semear confusão nas comunidades (Tessalonicenses 2,2; Gálatas 6,11ss).


49. É possível descobrir a data e o local onde cada carta foi escrita?


      Não é tão simples. Naquele tempo, não havia o costume de pôr nas cartas data e local. A primeira carta – 1 Tessalonicenses – é do ano 51. A partir daí, Por dez anos, Paulo escreveu a maior parte delas. Se a segunda carta aos Tessalonicenses for de Paulo, deve ser datada alguns meses após a primeira. Teria sido escrito, portanto, na mesma cidade e no mesmo ano.


     Os três anos que Paulo viveu em Éfeso são de capital importância para a redação de várias cartas. A carta aos Filipenses pode ser dessa época e dessa cidade (anos 54-56). Outros pensam que tenha sido escrita em Cesaréia (59-60) ou Roma (63-64). A carta a Filêmon, quanto à data e local, carrega consigo as mesmas possibilidades de Filipenses. Sem dúvida alguma, entre os anos 54-56 foram escritas em Éfeso a carta aos Gálatas e a primeira carta aos Coríntios. 2 Coríntios é uma coleção de cartas, algumas escritas em Éfeso, outras logo depois, na Macedônia (anos 56). Por causa das pessoas citadas no final de Filêmon, Efésios e Colossenses, estas duas últimas (para quem defende Paulo como seu autor) pode ser que tenham nascido também nesse espaço de tempo. Pelo fato de Efésios e Colossense falarem de prisão, outros estudiosos crêem que foram escritas em Cesaréia (59-60) ou Roma (63-64). Os que afirmam tratar-se de textos deuteropaulinos situam essas cartas depois do ano 90, sem definir o lugar. A carta aos Romanos deve ter sido escrita durante os três meses de Paulo em Corinto, pelo ano 56, quando visitou essa comunidade pela terceira vez. As cartas ‘‘Pastorais’’ são problemáticas nesse sentido. Quem afirma não serem de Paulo as situa por volta do ano 90, juntamente com Efésios e Colossenses. Os que afirmam serem de Paulo, sustentam que 1 Timóteo e Tito foram escritas na Macedônia, regressando de uma viagem não documentada, depois do ano 65. Mas com isso não se responde a todas as dúvidas. A segunda carta a Timóteo parece ser o derradeiro testamento de quem está para ser morto em Roma (ano 67). 


50. O que são as cartas pastorais?


     Costuma-se chamar assim as cartas enviadas a pastores – 1e 2 Timóteo carta a Tito. A bem da verdade, todas as cartas de Paulo são pastorais pelo conteúdo que apresentam. 


51. Quais são as cartas escritas na cadeia?


     Filipenses, Efésios, Colossenses, 2 Timóteo e Filemôn.


52. Paulo esteve muito tempo na cadeia?


     Somando todas as informações, pode-se afirmar que esteve preso pelo menos por 4 anos, dois em Cesaréia (Atos dos Apóstolos 24,27)  e dois em Roma (28,16.30). Pode-se desconfiar de outras prisões (2 Coríntios 1,8). Contudo, a Palavra de Deus não esta algemada (2 Timóteo 2,9).


53. Quem são os adversários de Paulo?


     Os principais e mais duros adversários de Paulo são os judaizantes, embora não se use essa palavra. São judeus que defendem o seguinte princípio: os pagãos que se tornam cristãos precisam ser circuncidados para alcançar a salvação.


 


54. Pedro também era adversário de Paulo?


     A carta aos Gálatas (2,11-14) registra um conflito entre Paulo e Pedro na cidade de Antioquia da Síria. O fingimento de Pedro, que a certo momento começou a evitar o contato com os cristãos não-judeus, arriscava transformar os pagãos convertidos em cristãos de segunda classe.


55. O que se sabe da família de Paulo?


     Sabe-se muito pouco. Os Atos dos Apóstolos afirmam que o pai dele era fariseu (23,6). Nesse mesmo livro fala-se de uma irmã e de um sobrinho seu, que salva o tio de um atentado (23,12-22). De sua mãe nada sabe.


56. Paulo era homem severo?


     Ele sabia dosar severidade e ternura. Ele se compara à mãe e ao pai (1 Tessalonicenses 2,1-12; 1 Coríntios 4,14-17; Gálatas 4,19; Filêmon 10). E tem expressões de profunda ternura pelas pessoas e comunidades (2 Coríntios 6,12-13; 12,14-15; Filipenses 1,7-8).


57. O que é o ‘‘espinho na carne’’, do qual ele fala?


     A expressão se encontra em 2 Coríntios 12,7. Muito se escreveu e muito se especulou acerca dessa expressão, sem resultado. É melhor considerá-la como confissão de fraquesa e fragilidade. Ele não se sente todo-poderoso e imbatível, um super-homem. É um ser frágil, como qualquer pessoa.


58. Qual a relação entre Paulo e as escolas filosóficas daquele tempo?


     Os Atos dos Apóstolos afirmam que na cidade de Atenas, capital da cultura ocidental, Paulo conversava e discutia com pessoas que pertenciam a famosas escolas de filosofia, epicureus e estóicos (17,18). Em suas cartas há pensamentos muito próximos das idéias desses grupos, por exemplo, Filipenses 4,11-13. De acordo com os Atos dos Apóstolos, ele foi professor em Éfeso, por dois anos (19,9-10).


59. Pode-se afirmar que Paulo é modelo de discipulado de Jesus?


     Sim. Para muitos, Paulo é o cristão que melhor viveu e anunciou Jesus em tempos e lugares novos. Lucas, nos Atos dos Apóstolos, faz de Paulo o discípulo-modelo. É por isso que, nesse livro, Paulo ocupa tão grande espaço. Os Atos dos Apóstolos começam com esta ordem de Jesus aos discípulos: ‘‘Confins do mundo’’, para Lucas, é Roma, capital do Império Romano. É por isso que os Atos dos Apóstolos terminam mostrando a chegada de Paulo a Roma.


60. Há outros motivos pelos quais Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos?


     Sim, vários. Um deles parece ser este: recuperar, para os cristãos do final do século I, o pique missionário do apóstolo Paulo. Sabe-se que, pelo fim do século I, os cristãos andavam bem desanimados. Lucas, então, uns vinte anos após a morte de Paulo, escreve os Atos dos Apóstolos e escolhe Paulo como figura central e modelo de cristão.


61. Lucas foi companheiro de viagem de Paulo?


     Provavelmente sim, a partir de Trôade, durante a segunda viagem (Atos dos Apóstolos 16,10). A partir daí, os verbos na primeira pessoa do plural levam a crer que Lucas pertencia ao grupo evangelizador de Paulo.


 


62. Quais foram os principais colaboradores de Paulo?


     Entre os muitos companheiros de Paulo – cerca de cem pessoas destacam-se Barnabé, Timóteo, Tito, Silas, Febe, Áquila e Priscila, Epafras, Sóstenes, Filêmon e outros (veja Romanos 16).


 


63. Por que Paulo escreveu a carta aos Romanos?


     No ano 56, em Corinto, nasce a carta aos Romanos, e os motivos são vários. Paulo pensa fazer de Roma o trampolim para a evangelização da Espanha (15,24.28). Ele quer esclarecer a relação entre os judeus e não-judeus. A razão central da carta é aprofundar o que ele afirma em 1,16: ‘‘O Evangelho é a força de deus para a salvação de todo aquele que crê, judeu ou não-judeu’’.


64. Por que foi escrita a primeira carta aos Coríntios?


     Os cristãos de Corinto viviam sérias dificuldades, e a carta é um modo de ajudá-los a ver melhor o que Deus quer deles. As principais dificuldades eram estas: comunidades divididas; um cristão tomou a madrasta como esposa; as brigas eram levadas a tribunais pagãos; havia cristãos dizendo ser normal freqüentar a prostituição; muitas dúvidas acerca do matrimônio, virgindade e escravidão; eles questionavam se podiam ou não comer as carnes oferecidas aos ídolos. As celebrações eram agitadas. Paulo ordena que as mulheres cristãs cubram a cabeça para rezar em voz alta ou profetizar; a Eucaristia que celebravam era ocasião de discórdia, de desunião; também os carismas eram mal usados; havia gente que não acreditava na ressurreição dos mortos. Paulo dá instruções acerca do mutirão internacional contra a fome.


65. Por que foi escrita a segunda carta aos Coríntios?


     A segunda carta aos coríntios parece ser um conjunto de varias cartas. Em Corinto surgiu uma dura oposição a Paulo, que o caluniava. Ele de defende, envia Tito para pacificar as comunidades, e celebra-se a reconciliação. Os capítulos 8-9 tratam do mutirão internacional contra a fome.


66. Por que foi escrita a carta aos Gálatas?


     A carta aos Gálatas tem muito a ver com Romanos. Alguns cristãos de origem judaica, conhecidos como judaizantes, afirmavam que para ser salvo era preciso aceitar a circuncisão, e com ela toda a cultura dos judeus. Isso anulava tudo o que Jesus fez em favor da humanidade.


67. O que vem a ser circuncisão?


     A palavra significa ‘‘cortar ao redor’’. No mundo moderno, um procedimento de higiene – operação de fimose. Para os judeus de ontem e de hoje, uma operação sagrada. No oitavo dia de vida de um menino, corta-se o prepúcio – a pele que cobre a glande do membro masculino. A circuncisão incorpora o homem no povo da Aliança, com direitos e deveres. Jesus e Paulo eram circuncidados (Lucas 2,21; Filipenses 3,5). A circuncisão para um judeu tem basicamente o valor e o sentido do batismo para os cristãos.


68. Por que foi escrita a carta aos Efésios?


     Efésios se parece muito com Colossenses. O tema central é a pessoa de Jesus Cristo e a Igreja, seu corpo, composta de judeus e não-judeus formando um só povo. Há muitas exortações para a vida cristã. Efésios era provavelmente uma carta aberta para as comunidades da região.


69. Por que foi escrita a carta aos Filipenses?


     A carta aos Filipenses é provavelmente um conjunto de três cartas. Paulo está preso e agradece a ajuda que os filipenses lhe enviaram. Ele, apesar de preso, transborda de alegria e de afeto pelos cristãos. Dá muitos conselhos. O capítulo 3 está muito próximo a Gálatas quanto ao tema.


70. Por que foi escrita a carta aos Colossenses?


     Colossenses tem muita coisa em comum com Efésios. Não foi Paulo o fundador dessa comunidade, e sim Epafras, um companheiro seu. Nessa região, acreditava-se que entre o céu e a terra (entre Deus e as pessoas) existissem muitos seres espirituais apenas um deles.


71. Por que foi escrita a primeira carta aos Tessalonicenses?


     Quando fundou essa comunidade, Paulo saiu correndo de Tessalônica para se salvar (Atos dos Apóstolos 17,1ss). Como teria ficado a comunidade? De Atenas, ele envia Timóteo para lá. Quando Paulo está em Corinto, Timóteo chega com boas notícias. É o ano 51, e a carta agradece a Deus a fé, o amor e a esperança da comunidade, desejando completar a formação cristã. É o livro mais antigo do Novo Testamento. Há uma preocupação com a segunda vinda do Senhor.


72. Por que foi escrita a segunda carta aos Tessalonicenses?


     A preocupação central é a segunda vinda do Senhor, o fim deste mundo. A carta desaconselha especular acerca de datas e circunstâncias. O estilo desta carta é apocalíptico (catastrófico).


73. Por que foi escrita a primeira carta a Timóteo?


     A primeira carta a Timóteo e a carta a Tito são muito parecidas. Falam da organização das comunidades em torno de líderes – epíscopo, presbitério, diácono. Nota-se a preocupação com as viúvas. Destaca-se a sã doutrina, ameaçada com a presença de mestres que a falsificavam.


74. Quem foi Timóteo?


     A carta o mostra como epíscopo (supervisor) das igrejas de Éfeso. É sem dúvida o maior colaborador de Paulo (Atos dos Apóstolos 16,1-5; 1 Coríntios 4,17; Filipenses 2,19ss).


75. Por que foi escrita a segunda carta a Timóteo?


     A segunda carta a Timóteo é uma espécie de testamento espiritual de Paulo, apresentado como modelo de pastor e mártir cristão. Alguns estudiosos negam que Paulo seja o autor desse texto. É a carta mais próxima a morte do Apóstolo.


76. Quem foi Tito?


     A carta o mostra como epíscopo (supervisor) das igrejas na ilha de Creta. É sem dúvida um grande colaborador de Paulo. Foi ele que em Corinto conseguiu pacificar as comunidades no conflito contra Paulo (2 Coríntios 12,18; 7,6). 2 Coríntios 8,16ss o apresenta como amigo dos pobres.


77. Por que foi escrita a carta a Tito?


     A carta de Tito apresenta basicamente os mesmos temas e problemas da primeira carta a Timóteo – organização das comunidades em torno de lideranças e cuidado redobrado diante das falsificações da religião.


78. Por que foi escrita a carta a Filêmon?


     Filêmonn era cristão da cidade de Colóssas, e em sua casas se reuniam os fiéis. Ele tinha um escravo chamado Onésimo – nome que significa ‘‘útil’’. Onésio fugiu de casa e foi encontrar-se com Paulo, que o batizou e o devolveu ao seu antigo patrão. A carta é a mais curta de todas, mas é importante para sentir o que Paulo pensava da escravidão.


79. Como se conservaram as cartas de Paulo?


     As cartas de Paulo se conservaram graças ao carinho e respeito que as comunidades nutriam por ele. Multiplicaram-se as cópias para uso das comunidades, e isso facilitou a conservação das cartas.


80. Qual foi a grande paixão de Paulo?


     Foi a evangelização. O anúncio de Jesus Cristo. Toma tão a serio esse compromisso a ponto de dizer: ‘‘Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!’’ (1 Coríntios 9,16). Leigo que era, considerava a evangelização como o seu sacerdócio (Romanos 15,16).


81. Paulo traiu Jesus?


     Não. Esse tipo de pergunta não percebe um dado importante: o esforço de Paulo para inculturar a mensagem num ambiente muito diferente daquele onde Jesus viveu.


82. Você pode dar um exemplo?


     Jesus anunciou o reinado de Deus ao povo da roça e usando imagens tiradas do campo – semeador, pastor, ovelhas etc. como homem das grandes cidades e que anuncia Jesus a habitantes de metrópoles, Paulo fala de arquiteto, soldado, atleta, desfile militar etc.


83. Paulo acreditava na possibilidade de um mundo melhor para todos?


     Sim. Na verdade, as comunidades por ele fundadas são um ensaio para um mundo melhor para todos. É a conclusão que tiramos de Gálatas 3,28: na comunidade dos seguidores de Jesus não há mais distinção de raça (judeu ou grego), condição social (escravo ou livre) ou gênero (homem ou mulher).


84. Quando Paulo rompeu com a sinagoga?


     A separação da sinagoga é muito importante para entender Paulo e seu pensamento. Os Atos dos Apóstolos mostram Paulo anunciando Jesus primeiramente nas sinagogas. A mudança para as casas transparece, por exemplo, em Atos 18,1ss. A passagem da sinagoga para as casas foi muito importante para a liderança feminina.


85. Paulo foi uma figura polêmica?


     Às vezes seus escritos geram polêmica, não pelo gosto de discutir, mas pela coragem com que apresenta e defende a novidade presente na pessoa e na ação de Jesus. Nesse sentido pode-se ler todas as suas cartas, sobretudo Gálatas.


86. Qual era a relação de Paulo com os outros discípulos de Jesus?


     A carta aos Gálatas fala de um encontro de Paulo com Pedro, Tiago e João em Jerusalém e de conflito com Pedro em Antioquia da Síria (capítulos 1 e 2). Os Atos dos Apóstolos mencionam a assembléia de Jerusalém (capítulo 15) e o encontro de Paulo com Tiago (capítulo 21; veja 1 Coríntios 9,1ss).


87. Paulo era poeta?


     Provavelmente sim. Em suas cartas há hinos, por exemplo, Filipenses 2,6-11 e Efésios 1,3ss. Uma de suas mais brilhantes páginas é o que vem a seguir:


‘‘Se Deus está do nosso lado, quem estará contra nós?


Deus não poupou seu próprio Filho,


mas o entregou para todos nós:


será que, dando-nos o Filho,


não nos dará de presente todas as outras coisas?


Se Deus absolve, quem condenará?


Cristo Jesus morreu e depois ressuscitou,


Está à direita de Deus e intercede por nós.


Quem consegue afastar-nos do amor de Cristo?


Tribulação, angústia, perseguição,


fome, nudez, perigo, espada?


É como está escrito: ‘Por tua causa


corremos risco de morte todos os dias,


pois nos tratam como ovelhas de corte’.


Mas, graça ao Deus que nos amou,


somos supervencedores em todas essas situações.


Tenho certeza: nem morte nem vida,


nem anjos nem outras força sobrenaturais,


nem presente nem futuro, nem poderes,


nem altura nem profundidade,


nem criatura alguma conseguirá separar-nos do amor de Deus


manifestado em Cristo Jesus nosso Senhor.’’


 


 


Oração Vocacional


Ó são Paulo, apóstolo dos gentios,olhai com amor para a nossa Pátria!


Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz.


Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos


com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor.


 Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai a humildade para que acolha o Cristo, divino Mestre.


Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, como Caminho, a Verdade e a Vida;


busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo.


Iluminai, animai e abençoai a todos!


Amém.


Bem- aventurado Tiago Alberione (Fundador da Família Paulina)