Conhecendo


SÃO PEDRO NA PATRÍSTICA


PEDRO EM ROMA
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A presença de Pedro em Roma é confirmada por Clemente Romano (101) , S. Inácio (107) , Orígenes ( 254), Clemente de Alexandria (215), Tertuliano (222), S. Irineu (202) e Dionísio (171).
Santo Irineu (+ 202) escreve em sua obra “contra as heresias”: “Mateus, achando-se entre os hebreus, escreveu o Evangelho na língua deles, enquanto Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundavam a Igreja” (L. 3, 1, 1, v. 4).
Dionísio (+ 171) escreve ao papa Sotero: “S. Pedro e S. Paulo foram à Itália, onde doutrinaram e sofreram o martírio no mesmo tempo” (Evas. Hist. Eccl. II 25).
Orígenes (+ 254) : “S. Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo” (Com. in Genes., t. 3).
Clemente de Alexandria (+ 215) diz: “Marcos escreveu o seu Evangelho a pedido dos Romanos que ouviram a pregação de Pedro” (Hist. Ecl. VI, 14).
Tertuliano (+ 222) diz: “Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na Cruz” (Scorp. c. 15).
Do século I , Santo Inácio (+ 107), Bispo de Antioquia, que conviveu longos anos com os apóstolos – condenado pelo imperador Trajano – foi martirizado em Roma , escreveu uma carta aos Romanos onde diz : “Tudo isso eu não vos ordeno como Pedro e Paulo; eles eram apóstolos, e eu sou um condenado” (ad Rom., c IV).

O PRIMADO DE PEDRO – A PEDRA VISÍVEL DA FÉ
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O primado de São Pedro no Evangelho :
– preside a escolha de Matias substituindo Judas (At 1,1-25);
– É o primeiro a pregar o evangelho em Pentecostes (At 2, 14);
– Testemunha, diante do Sinédrio, a mensagem de Cristo (At 10, 1);
– Acolhe o primeiro Pagão (At 10,1); 5)
– Fala no Concílio , em Jerusalém, e decide sobre a circuncisão: “Então toda a assembléia silenciou”(At 15, 7-12), etc.
É incontestável sua liderança no início da vida cristã. Pedro é mencionado 23 vezes no Evangelho de Marcos , seu discípulo ; 24 no de Mateus , que o exalta mais do que qualquer outro ; 27 no de Lucas ; 39 no de João ; e 182 vezes , ao todo , no Novo Testamento.

Atestam o primado de Pedro e dos seus sucessores
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– Tertuliano: “A Igreja foi construída sobre Pedro” ;
– São Cipriano: “Sobre um só foi construída a Igreja: Pedro” ;
– Santo Ambrósio: “Onde há Pedro, aí há a Igreja de Jesus Cristo”.
-São Mateus confirma o primado de S. Pedro: “O primeiro, Simão, que se chama Pedro”(Mt 10, 2) .
No século I , o Papa Clemente, escreve aos Coríntios ,e afirma que serão punidos aqueles que afastaram presbíteros injustamente . Nesa época vivia S João , se o Bispo de Roma não tivesse o primado , S João poderia intervir.
Clemente Romano (séc I e II), III sucessor , conheceu Pedro pessoalmente em Roma.
Santo Inácio ( sec. II ) diz que a Igreja de Roma preside as demais , escrevendo aos romanos . Santo Irineu diz ser a Igreja Romana tem primazia , e foi fundada por Pedro e Paulo (Heres. 3. 3. 2).

OS SUCESSORES DE PEDRO
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S. Irineu viveu depois do ano 100 fez uma lista dos bispos de Roma. Desde S. Pedro ate o Papa reinante naquele tempo que era S. Eleuterio , eram doze papas . A lista é a que segue : Eleuterio; Sotero; Aniceto; Pio; Higino; Telesfor; Xisto; Alexandre; Evaristo; Clemente; Anacleto; Lino; Pedro.
S. Jerônimo escrevendo ao Papa S. Dâmaso, diz: “Eu me estreito a Vossa Santidade que equivale a Cátedra de Pedro. E esta a pedra sobre a qual Jesus Cristo fundou a sua Igreja. Seguro em vossa cátedra eu sigo a Jesus Cristo”.
Santo Epifanio, Osório , Pedro de Alexandria, Dionísio de Corinto, São João Crisóstomo, Papias, também atestam o primado de Pedro e da Sé Romana.
Em 451, durante o concílio da Calcedônia , a Carta dogmática do Papa Leão I a Flaviano condenando a heresia de Eutiques e afirmando as duas naturezas de Cristo foi aplaudida pelos bispos reunidos que proclamaram : ” Pedro falou pela boca de Leão
Os Padres do III Concílio de Constantinopla (680) aplaudiram o decreto do Papa Agatão que condenava o monotelitismo , também , exclamando : “Pedro falou pela boca de Agatão ”

SÃO PEDRO TEM SEU PRIMADO CONFIRMADO POR JESUS APÓS A RESSURREIÇÃO
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Nosso Senhor diz a Pedro : “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu com instância para vos joeirar como trigo; mas eu roguei por ti, para que não desfaleça a tua fé; e tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos” (Luc. 22, 31-32).
S. Pedro que tem a missão, dada pelo Messias, de ‘confirmar’ seus irmãos ( o termo missão supõe o primado de jurisdição )
São Pedro é nomeado pastor das ovelhas de Cristo. Nosso Senhor confia a Pedro a guarda de seu rebanho, o cuidado de toda a cristandade : “Apascenta os meus cordeiros”, repete-lhe duas vezes; e à terceira: “apascenta as minhas ovelhas” (Jo. 21, 15-17).
Apascentar é sinônimo de governar , manter a paz e a ordem na Igreja , confirmando os irmãos na fé e preservando a integridade da doutrina . São atribuições de todos os bispos , certamente , mas , no caso , apenas a Pedro foi feita essa afirmação , após as três perguntas que faziam um desagravo ao Cristo , pelas três negações anteriores . A Pedro foi ordenada a missão de confirmar seus irmãos , confirmar toda a Igreja , com o poder e a autoridade das chaves do céu , com o poder para ligar e desligar.
Jesus previu que Pedro seria martirizado em Roma . Pedro morreu pelo Cristo e foi o primeiro bispo de Roma . No último capítulo do Evangelho de São João , lemos a seguinte passagem : “Em verdade (fala Cristo) te digo que, quando eras jovem, tu te vestias e ias aonde querias, mas, quando fores velho, serás levado pelas mãos e outro te cingirá e te levará aonde não queres ir.”
São Pedro fez de Roma a sede eterna da sua cátedra , seus sucessores são , por conseguinte , necessariamente , bispos de Roma . Esta verdade é dogmática , ou seja , eterna e obrigatória .
O Papa possui primazia de jurisdição sobre todas as sés apostólicas e jurisdição imediata e ordinária sobre toda a Igreja , em fé , moral e disciplina . Hereges e cismáticos permanecem sob a sua jurisdição , podendo ser julgados e punidos . O Papa possui poder espiritual sobre todas as criaturas e exerce um magistério infalível . A infalibilidade papal supõe a infalibilidade da Igreja e independe da infalibilidade conciliar . O magistério papal que desfruta de infalibilidade é aquele magistério exercido de modo solene , ” ex cathedra ” , no trato de questões de fé e moral em documentos definitivos .

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Prof Everton Jobim
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Referências bibliográficas:
-CIC 1992
– CDC 1983
– Catecismo de Trento
– Coletânea da Patrística