Dia internacional da mulher !


Dia Internacional da Mulher – ‘Maria, Maria…’
08/03/2007


“Maria, Maria…” São tantas ‘Marias’. De modo especial, no Dia Internacional da Mulher, não podemos deixar de mencionar um fenômeno curioso: são tantas as ‘Marias’ que migram. Segundo dados ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 90 milhões de mulheres residem fora de seu país de origem. Dados do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) apontam ainda que 75% das pessoas refugiadas no mundo são mulheres e crianças.


No mundo que se move em busca de melhores alternativas de vida, são as mulheres as protagonistas. Isso em meio a muitas dificuldades: discriminação, xenofobia, racismo, exploração sexual, violência, etc.


A luta por dignidade ultrapassa fronteiras. Se é preocupante esse quadro e urgente que os governos se empenhem na implementação de políticas públicas para os migrantes, também é indispensável que essa peculiaridade do fenômeno migratório seja considerada.


Se existe empenho e disposição da Igreja em sua ação pastoral em prestar apoio aos migrantes e refugiados para que sejam acolhidos e integrados às sociedades locais, é imprescindível atentar para as singularidades, não só de gênero, mas de etnia, cultura e religião.


Nesse dia em que o mundo volta seu olhar mais atentamente às históricas bandeiras de luta das mulheres, rendendo-se à necessidade de reconhecer a força criativa e geradora de vida da mulher no processo de construção da vida em sociedade (político, econômico, social, cultural, religioso), rendemos especial homenagem às migrantes e refugiadas.


Essas ‘Marias’ que andam, andam, e andam pelo mundo, rompem fronteiras não só geográficas e no seu peregrinar, em meio às “dores do parto” de uma nova configuração social mundial, anunciam a nós e aos filhos que muitas vezes carregam nos braços que estamos diante de uma nova perspectiva de pertença a essa ‘terra’. Ou no dizer do poeta, “é preciso ter força, é preciso ter graça, é preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo essa marca, possui a estranha mania de ter FÉ NA VIDA!”(Milton Nascimento)



Ir. Maria do Carmo Dos Santos Gonçalves, mscs – Missionária de São Carlos – scalabriniana. Secretária Executiva do Setor Pastorais da Mobilidade Humana/CNBB


Ir. Rosita Milesi, mscs – Missionária de São Carlos – Scalabriniana. Assessora CNBB. Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)


Fonte: CNBB