Doação de sangue



Doação de Sangue 


Com todo o avanço da ciência, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue para sobreviver ela só pode contar com a solidariedade de outras.Várias pessoas precisam de transfusão, entre elas, vítimas de acidentes e pacientes com câncer. A maioria delas necessitam de alguns componentes do sangue. Logo, uma simples doação pode beneficiar muitas vidas.
O sangue é composto pelo plasma (parte líquida) e por um conjunto de células conhecidas como hemácias (células vermelhas), leucócitos (células brancas) e plaquetas. Na doação de sangue, esses componentes são separados para atender adequadamente à necessidade de cada paciente. Por exemplo, as hemácias, corrigem a anemia aguda ou crônica; as plaquetas corrigem alguns tipos de sangramentos; os leucócitos ajudam no combate às infecções e o plasma mantém o volume, fornece anticorpos e corrige outros tipos de sangramentos. Existem quatro principais tipos sangüíneos, A; B; O; e AB cada um deles é dividido entre Rh Positivo ou Rh Negativo.


Doar sangue é um processo seguro, sem riscos tanto para o doador quanto para a pessoa que vai receber esse sangue. Há um maior conhecimento dos riscos das transfusões e uma conscientização dos profissionais dos bancos de sangue, isso tudo muito fiscalizado pelos órgãos responsáveis.


Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme beneficio para quem dele necessita, doar sangue pode ser considerado um gesto simples de pessoas dispostas a ajudar o próximo. Quando doado para aquele que não conhecemos pode ser considerado um ato de profundo humanismo e respeito ao próximo. Até você pode precisar um dia de uma transfusão de urgência.
 

 Como doar sangue


Doar sangue é um procedimento simples. O processo de retirada assemelha-se ao da coleta que fazemos, comumente, quando nosso médico pede um hemograma, (apenas um pouco mais demorada, cerca de 10 minutos). Não é necessário estar em jejum, mas não se ter alimentado nas últimas 4 horas. Não acarreta nenhuma reação física e não há nenhum risco de contrair AIDS ou outra doença qualquer, pois a agulha utilizada é descartável.


Para se tornar um doador regular de sangue é preciso:


Ter entre 18 e 65 anos de idade
Pesar, no mínimo, 50 quilos
Cadastrar-se em um banco de sangue devidamente credenciado
Preencher honesta e minuciosamente os formulários de saúde
O histórico médico do candidato a doador é rigorosamente analisado, pois a assistência médica depende de doadores sadios. As informações são tratadas confidencialmente, mas, se houver algum impedimento, ele é recusado, garantindo-se a confiabilidade do banco de sangue e a segurança do doente necessitado de transfusão. Após o surgimento da AIDS e os estudos sobre hemofilia contraída em transfusões, aumentaram os cuidados e, mesmo o sangue já coletado é examinado criteriosamente.


A doação de sangue é paga?


Não. A doação de sangue é ato voluntário e altruísta. Nos últimos dez anos, com a facilidade de informação pela mídia falada e escrita e com a multiplicação de campanhas, aumentou muito o número de doadores espontâneos. Há algum tempo atrás, os hospitais pediam que parentes e amigos do paciente que recebera transfusão arranjassem doadores. Hoje, a população já ciente das necessidades dos bancos de sangue, que, muitas vezes necessitam de sangue suficiente para atender emergências graves (casos de grandes desastres, por exemplo) tem-se prontificado muito mais, e há doadores regulares cadastrados.


Os cuidados com o sangue doado


Cerca de 450ml é a quantia padrão de sangue coletado em uma bolsa, a cada doação. Muitos testes são feitos, para garantir que é puro, antes de ser usado em uma transfusão. Habitualmente, é processado em várias partes, para atender à necessidade de pacientes diversos. Plaquetas, por exemplo, podem dar uma oportunidade de vida a uma criança com leucemia, enquanto glóbulos vermelhos têm importante papel na recuperação de uma vítima de acidente de carro, com choque hemorrágico, por exemplo.


A regularidade na doação de sangue


Como doar sangue não prejudica a saúde, pessoas saudáveis podem fazê-lo a cada 3 meses (homens) ou 4 meses (mulheres). Se todos os doadores cadastrados fizerem sua doação duas vezes ao ano, haverá um grande aumento do suprimento nacional disponível.


Sangue para próprio uso


Modernamente, são possíveis dois novos tipos de transfusão, bastante seguros:


Autodoação ou doação autóloga – Para uma cirurgia planejada, é possível ao paciente doar o seu próprio sangue com antecedência. Desta maneira, ele estará disponível caso seja necessário.
Recuperação intra-operatória – Durante a cirurgia, o médico coleta o sangue perdido para, depois, reintroduzi-lo no próprio paciente.
Como a maioria dos pacientes que necessitam de sangue não planejara a autodoação pelos motivos mais diversos, entre os quais as cirurgias de emergência, há enorme necessidade de que pessoas saudáveis se prontifiquem a doar sangue para hospitais.


Obs: Para saber se você pode coletar uma autodoação, converse com seu médico.


A segurança de pureza do sangue nos hemocentros


Atualmente, está havendo grande evolução nas medidas de segurança adotadas para garantir a pureza do sangue coletado:


Coleta de sangue sob supervisão médica
Uso de equipamentos esterilizados e agulhas descartáveis
Preenchimento de formulários minuciosos do candidato a doador
Análise do histórico médico do doador e do seu estado de saúde
Teste de sangue para avaliação de doenças transmissíveis
Informação aos doadores, no caso de impedimento, sob suas condições de saúde e orientação, se revelarem estar em condições de alto risco
Possibilidade de receber denúncia confidencial de que um doador é de alto risco.
Uma transfusão de sangue pode salvar uma vida! Ofereça-se!



Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida – drabete@lincx.com.br