Fim do mundo de novo!

Fim do mundo de novo! (III Parte).


§1040 O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo, só Ele decide de seu advento. Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre toda a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último. O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.


§1041 A mensagem do Juízo Final é apelo à conversão enquanto Deus ainda dá aos homens “o tempo favorável, o tempo da salvação” (2Cor 6,2). O Juízo Final inspira o santo temor de Deus. Compromete com a justiça do Reino de Deus. Anuncia a “bem-aventurada esperança” (Tt 2,13) da volta do Senhor, que “virá para ser glorificado na pessoa de seus santos e para ser admirado na pessoa de todos aqueles que creram (2Ts 1,10). (Catecismo da Igreja Católica).


Bastaram três dias nos cinemas para ‘2012’ ser lucrativo. Com um orçamento de 200 milhões de dólares (quase 135 milhões de euros), o novo filme de Roland Emmerich já recuperou o investimento e rendeu aos cofres da Sony 225 milhões de dólares (150,9 milhões de euros) desde a estréia, na semana passada.


O filme faturou 65 milhões de dólares (43,6 milhões de euros) nos EUA e, fora de portas, os ganhos ascenderam aos 160 milhões (107,3 milhões de euros).


Protagonizado por John Cusack e Amanda Peet, o filme confirma uma profecia dos Maias – de que o Mundo acabará em 2012 – e reina na espectacularidade dos efeitos especiais. Ao longo de mais de duas horas, Cusack e a família sobrevivem a uma sucessão de catástrofes e incríveis fugas de carro, avião e a pé (a sete pés, diga-se). A trama faz-se da destruição, adrenalina e suspense constantes que agarram o espectador ao ecrã até ao final.


 


Eu particularmente gostei muito do filme!


Tem muita mensagem embutida e situações que levam a reflexão. Tem também seus “chutes” e falta de profundidade em alguns temas e situações, mas, repito, tem muito material que provoca e desperta reflexão, polêmica, discussões…


 


NÃO É O APOCALIPCE, NEM O JUIZO FINAL!


 


A trama faz referência a uma profecia do calendário Maia que afirma que no solstício de inverno do ano de 2012 – mais precisamente no dia 21 de dezembro -, o mundo como conhecemos hoje iria desaparecer.


 


Temos uma família desajustada como foco em meio a catástrofe que no desenrolar da trama e tão assustadores acontecimentos mudam seu comportamento.


 


MEUS IRMÃOS, NÃO ESPEREMOS QUE O MUNDO ESTEJA VINDO ABAIXO PARA MUDARMOS NOSSO MODO DE VER, JULGAR E RELACIONAR-SE COM AS PESSOAS QUE AMAMOS!!!!


 


O “EGOISMO” é o grande mal da humanidade e está bem retratado no filme em diversas situações e pessoas. Quanto bem não poderíamos fazer, ou quanto não deixamos de fazer por causa dele?


Mas o filme deixa entrever no ser humano a sua capacidade de mudança e que ele, apesar de muitas vezes deixar-se levar pelo egoísmo, tem um fundo bom e autruista.


 


Tem o filme a seguinte afirmação:


“HUMANIDADE É CUIDAR UNS DOS OUTROS”


“QUANDO O SER HUMANO NÃO CUIDA MAIS UNS DOS OUTROS A HUMANIDADE JÁ ESTÁ DESTRUIDA”


 


 


Vemos também o ‘PRECONCEITO” retratado quanto a cor, raça, civilizações antigas…


 


Podemos refletir apartir do filme:


 


DEUS ACREDITOU EM NÓS.


DEUS ACREDITA EM NÓS!


NÃO O DECEPCIONEMOS


SEJAMOS HUMANOS E FUJAMOS DA TENTAÇÃO DE QUERER SER deus!


 


A FAMÍLIA SE “SALVA” SE UM SE PREOCUPA, SE INTERRESSA PELOPELO OUTRO.


 


O MUNDO SE TRANSFORMA, MAS O HOMEM PODE ACABAR SE NÃO TIVER HUMANIDADE.


Frei Ricardo de Maria)


freiricardo@hotmail.com