IGREJA NO MÉXICO AMEAÇA EXCOMUNGAR LEGISLADORES FAVORÁVEIS À LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Cidade do México, 24 abr (RV) – A Arquidiocese de Cidade do México ameaça excomungar os legisladores que votarem a favor da legalização do aborto na capital mexicana. A votação do projeto de lei que tornará a prática do aborto legal em Cidade do México está prevista para esta terça-feira.

Segundo analistas políticos, é quase certa a aprovação da lei pela Assembléia Legislativa da capital mexicana. Em entrevista a uma emissora de rádio local, o porta-voz da Arquidiocese, Hugo Valdemar, disse que se o projeto for aprovado “estarão automaticamente excomungados os legisladores batizados”. O porta-voz disse que a Igreja mexicana “está muito triste” com a proposta de lei, porque nela “há uma ofensa a Deus”.

O projeto tem causado grande polêmica no México _ o segundo maior país católico do mundo, atrás apenas do Brasil. Segundo as pesquisas, o tema divide os mexicanos, sem que haja uma clara maioria a favor ou contra o projeto de lei.

Ontem, milhares de manifestantes participaram de uma passeata contra a legalização do aborto em Cidade do México. Eles pediram aos legisladores da capital, que não aprovassem a lei. Na semana passada, a Igreja local divulgou uma carta de Bento XVI, pedindo aos bispos mexicanos para lutarem contra a legalização do aborto.

Se aprovado, o projeto se aplicará apenas à capital e permitirá o aborto eletivo até o terceiro mês de gravidez. (AL)