Jesus nos pede a fidelidade nas pequenas coisas, afirma Papa


“Jesus nos pede a fidelidade nas pequenas coisas”, afirma Papa


 



Bento XVI saúda os milhares de fiéis – a maioria da Alemanha – reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a ROMA 2010 CIM


Bento XVI retomou nesta quarta-feira, 4, a tradicional Catequese, suspensa desde que iniciou seu período de descanso no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, localidade próxima de Roma, no dia 7 de julho.

O Pontífice encontrou-se com cerca de 50 mil coroinhas – entre crianças, adolescentes e jovens-, provenientes de 17 países europeus, que participam da
10ª peregrinação europeia promovida pelo Coetus internationalis ministrantium (CIM), cujo tema deste ano é “Beber da verdadeira fonte”.



Aludindo ao exemplo de São Tarcísio, patrono dos coroinhas e que morreu martirizado, o Santo Padre afirmou:

“A nós, provavelmente, não é pedido o martírio, mas Jesus nos pede a fidelidade nas pequenas coisas, o recolhimento interior, a participação interior, a nossa fé e o esforço de manter presente este tesouro na vida de todos os dias. Pede-nos a fidelidade nas tarefas diárias, o testemunho do Seu amor, frequentando a Igreja movidos por uma convicção interior e pela alegria da Sua presença”.

Como a maior parte do público presente na Praça de São Pedro era da Alemanha, o Papa proferiu a Catequese em sua língua materna. Bento XVI expressou sua alegria pelo encontro, que lhe fez recordar o tempo em que ele mesmo era coroinha.

“Sois numerosos! Já sobrevoei a Praça de São Pedro com o helicóptero e vi todas as cores e a alegria que está presente nesta Praça! Então, vós não somente criais um ambientes de festa na Praça, mas tornais ainda mais alegre o meu coração! Obrigado!”, disse.


Eucaristia

Ao narrar as informações conhecidas acerca da vida de São Tarcísio, que viveu no terceiro século da era cristã e possuía um grande amor a Jesus Eucarístico, o Papa explicou que o testemunho desse jovem santo ensina o profundo amor e grande veneração que se deve ter pela Eucaristia:

“Que todos possam olhar para este jovem corajoso e forte e renovar o compromisso de amizade com o Senhor mesmo, para aprender a viver sempre com Ele, seguindo o caminho que nos indica com a Sua Palavra e o testemunho de tantos santos e mártires, dos quais, por meio do Batismo, nos tornamos irmãos e irmãs”.

Por fim, Bento XVI dirigiu-se aos coroinhas do mundo todo, pedindo que eles desempenhem com amor, devoção e fidelidade os seus compromissos, preparando-se interiormente para a participação na Santa Missa.

“Servi com generosidade a Jesus presente na Eucaristia. É uma tarefa importante, que vos permitis estar particularmente próximos ao Senhor e crescer em uma amizade verdadeira e profunda com Ele. […] Vós emprestais a Jesus as vossas mãos, os vossos pensamentos, o vosso tempo. Ele não deixará de recompensá-los, dando-vos a verdadeira alegria e fazendo-vos sentir onde está a felicidade mais plena. São Tarcísio mostrou-nos que o amor pode levar-nos até mesmo o dom da vida por um bem autêntico, pelo verdadeiro bem, pelo Senhor”.


Estátua

O Santo Padre também abençoou uma estátua de São Tarcísio, construída e apresentada na Suíça, em 2008,  e que peregrinou por Luxemburgo e Hungria até chegar à Praça de São Pedro.

“A estátua será colocada junto às Catacumbas de São Calisto, onde São Tarcísio foi sepultado. O desejo que dirijo a todos é de que aquele lugar, ou seja, as catacumbas de São Calisto e esta estátua, possam se tornar um ponto de referência para os coroinhas e para aqueles que desejam seguir Jesus mais de perto através da vida sacerdotal, religiosa e missionária”, disse Bento XVI.

O primeiro encontro do Papa teve a presença de mais de 85 mil pessoas, de acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

O Pontífice deve permanecer em Castel Gandolfo até o final de agosto, de onde profere a oração mariana do Angelus, aos domingos, deslocando-se até o Vaticano apenas para as catequeses das quartas-feiras.


Leonardo Meira