Jesus vem buscar sua mãe

Jesus vem buscar sua mãe

  Escrito por D. Eusébio Osacar Scheid       

Umadas passagens que mais me tocam é o final do Evangelho de Lucas, falando daascensão de Jesus: “Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava,afastou-se deles e foi levado para o céu “uma nuvem o encobriu…” Jesus –Homem e Deus – voltava para junto do Pai na glória da Trindade, dignificando ahumanidade pela natureza humana, unida à sua divina pessoa e nela agoraglorificada.

Maria,sua querida Mãe, ficara cá embaixo conosco, perpassada de saudades do Filho…que partira. Apesar disso, ela ajuda a Igreja primitiva a caminhar, a acertar opasso, a iniciar a sua história sob a chefia de Pedro, como prometera Jesus:“Sobre ti edificarei a minha Igreja”. Maria está junto aos apóstolos, como Mãeda Igreja nascente, como conselheira e consolação, na ausência visível deJesus. A sua vida ficou marcada pelo desejo de reencontrar o Filho, mas seconfortava com a celebração da “fração do pão”, em que o recebiainvisivelmente, misteriosamente sob a forma de pão e de vinho:”Isto é meuCorpo… Isto é meu Sangue: tomai e comei”.

Aospoucos, dias e anos foram passando, enquanto a sua vida em Éfeso continuavacheia de trabalhos, de obras evangélicas, de recordações vivas do Filho amado.Certo dia, o mais ansiado por ela, seu querido Jesus veio buscá-la com osimples toque: “Mamãe, eu vim buscá-la!” Imagino, como os grandes pintores,tais como Murillo, uma enorme procissão de Anjos e Santos que a rodeiam paraque vá – convidada com gesto divinal – ao encontro do Pai e do Espírito Santo.O Verbo Eterno, Jesus, seu Filho podia dizer: “Eis, a mais preciosa de nossasobras e o fruto mais bonito da eficácia da Redenção”. Maria, elevada aos céus,a assunta, talvez entoasse naquela hora, no seu íntimo, mais uma vez a sua maisbela oração:

“Minh´almaproclama a grandeza do Senhor.

MeuEspírito se alegra em Deus, meu Salvador.

OTodo Poderoso fez em mim – pequena escrava –

Grandesobras, porque Seu nome é Santo,   Suamisericórdia é sempiterna.

Quando- falamos da Assunção de Maria ao Céu, em corpo e alma, isto é, plenamenteglorificada, pensamos na eficácia da Redenção. Cristo, em sua Mãe, nos dá umaamostragem de seu poder redentor, para suscitar a confiança de todos os remidospor seu sangue. Sabemos, que “para Deus nada é impossível”, como afirma oArcanjo da Anunciação.

Maria,elevada ao céu pelo amor poderoso de seu Filho, é o primeiro membro da Igreja,plenamente realizado na teofania final e definitiva. Desta forma, suscita aesperança escatológica: seremos como ela é desde a hora em que seu Filho a veiochamar para a Eternidade, porque “ocupa o lugar mais alto depois de Cristo e omais perto de nós” (Lumen Gentium, nº54).

 

Elaé como a Estrela da Manhã, que desponta radiosa em nossas vidas para nosaclarar o caminho trilhado por seu amado Filho e seguido por ela. Será ocaminho Evangélico das Bem-Aventuranças, sempre novas e sempre atuais. Olhamospara ela, ainda, como Estrela da Evangelização, porquanto foi a que melhorentendeu e vivenciou o Evangelho, pautando sua vida pela ordem que, um dia,dera aos serventes das bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Ela –em Jesus – nos deu a Palavra –  síntesedo Evangelho: “…falou a nós (falando do Pai) falou a nós pelo seu Filho“(Hb1,1), herdeiro de tudo o que antecedera. Só Jesus podia afirmar –  além de qualquer profeta: “Eu Sou a verdade”(Jo 14,6).

Quando– na “Salva Rainha” – nos lamentamos do “vale de lágrimas” em que vivemos,olhamos para Maria Assunta como a nossa suave esperança que nos conduz ao valeda beatitude, da alegria sem termo, ao encontro de nossa verdadeira realizaçãoe … atual saudade.

Maria,sendo Imaculada, não teve que passar pelas sombras da morte, mas teve apenas odado da Páscoa: a passagem da vida terrena e mortal para a glória sem fim. Essapassagem ou Páscoa foi como um adormecer para este mundo e um despertar paraEternidade feliz. Assim se expressam muitos dos doutores e Santos Padres daIgreja.

Atualmentena glória, Maria nossa Mãe e Mãe da Igreja intercede pelos seus filhos aindaperegrinos, esperando acolhê-los, um a um, quando Cristo nos chamar para odefinitivo encontro: “Eu vou adiante, disse Ele, para vos preparar um lugar.Venho buscar-vos, pessoalmente, no último dia de vossa vida” (cf Jo 14,2; 6,54),para vos premiar com a ressurreição.

 Maria,elevada ao céu, olha para nós com carinhos de Mãe.

Penamosnos dês-encontros desta vida complexa, buscando acertar “nossos passos nos deteu Filho”…    para não perdermos odefinitivo encontro marcado.

ComoMãe da divina Esperança,  faze com que ossonhos de alcance transcendente  seconcretizem na ressurreição feliz…

Tuque tens personalidade glorificada, tira o peso opressor de nosso corpo, para aleveza do caminhar.

 Não nos assuste a distância do destino final.

Olhapara nós como “desterrados”:

Efetivamente“não temos aqui cidade permanente, Mas buscamos a que há de vir…”

Nessabusca sê nosso amparo, arrimo e proteção!

Disponibilizadopelo Amai-vos