Mais Presépio, menos Papai Noel!

Pe. Vicente , bth

“Nossos Natais não são verdadeiramente cristãos”

Com este slogan “Mais presépio, menos Papai Noel!”, nós Família Bethânia iniciamos uma verdadeira campanha. Na verdade partimos de uma inegável constatação: nossos Natais não são verdadeiramente cristãos.

Infelizmente vivemos embasados num “paganismo” disfarçado. A sociedade cada vez mais se deixa conduzir pelos deuses pagãos combatidos pela Sagrada Escritura, cujo maior deles “Manon”- o dinheiro, o consumo, o brilho das relações marcadas pelo capital. Na idolatria de Manon as pessoas valem pelo ter, pelo aparentar, pelo poder, pelo hedonismo. No fundo as mesmas lutas travadas pelos profetas do Antigo Testamento.

E não me venham com rótulos do tipo padre-moralista, pessimista ou o que o valha. Não adianta nem mesmo o esforço para transformar o “Bom velhinho, Papai Noel” em São Nicolau. São incompatíveis e quase irreconciliáveis. O que temos por detrás dos Papais Noeis dos shoppings são totens do deus-dinheiro-consumo que vem matando a cada ano o sentido profundo de um Deus-menino e sua singeleza do Presépio.

É no Presépio que encontramos o verdadeiro Natal. São Francisco de Assis intuiu esta verdade quando no século XIII decidiu reproduzir a magistral assinatura de um Deus que entra em nossa história numa noite especial, ou seja, na noite de Natal. Desde então esta tem sido a “Noite Feliz”, que brotou dos acordes de um padre católico, e que tem embalado tantos Natais.

O Presépio nos inspira à graça de ser família, envolvida por valores mais nobres, cujo maior deles é o amor. Lembra-nos que para ser feliz é preciso muito pouco. Conclama-nos à hospitalidade, à solidariedade, ao acolhimento. Ensina-nos que ali, Deus se fez gente para que possamos ser mais gente.

Quantas casas terão muitas comidas caras, luxo e riqueza, presentes caros, mas as famílias continuarão na mágoa, no ressentimento, no ódio, na mentira, na falsidade. Nestas casas, pais não falarão com filhos, filhos não perdoarão seus pais, irmãos não se reconciliarão, maridos continuarão a trair suas esposas, esposas enganarão maridos. E muito mais… Com certeza, casas sem o aprendizado do Presépio.

Assim, urge “Mais Presépio, menos Papai Noel!”. Este é o Natal que teremos em Bethânia e o que desejamos a você. Tenha um presépio em sua casa. Pode ser dos mais simples. O importante é que você e sua família parem para rezar diante dele. Faça a Novena de Natal. Reze o terço. Leia Palavra. Enfim, prepare-se bem para um verdadeiro Natal. Natal de Presépio.

Pense nisso!

Fique na paz de Deus!