Maria ensina como se abrir ao poder do Espírito Santo, afirma Bento.


Maria ensina como se abrir ao poder do Espírito Santo, afirma Bento.


Bento pede a intercessão da Mãe Aparecida por toda a América LatinaNo interior do maior santuário mariano do mundo, após rezar o terço na Basílica repleta de pelo menos 40 mil fiéis e religiosos de todo o país e da América Latina, o Papa ressaltou neste sábado, dia 12, a importância de Nossa Senhora para a Igreja. “É Maria mesmo que hoje nos ensina a rezar. É ela que nos mostra o modo como abrir nossas mentes e corações ao poder do Espírito Santo, que vem para ser transmitido ao mundo inteiro”.


Autoridades e bispos que vieram participar da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe também rezaram com o Santo Padre. O arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, saudou com entusiasmo o Papa Bento, que pisou pela primeira vez o Santuário Nacional. “É bom estarmos reunidos aqui na morada de Deus para onde, nesse tempo, convergem os olhares e as esperança do mundo cristão.”


Ao contrário do que se pensava, o pontífice adentrou a basílica pela entrada principal e foi bastante aplaudido pelos fiéis que aguardavam desde cedo sua chegada. Antes de iniciar a contemplação dos mistérios gloriosos, o Santo Padre recebeu das mãos do reitor da basílica, padre Paulo Matiazze, o terço oficial do Santuário de Aparecida e das mãos de Dom Damasceno uma réplica do Santuário Nacional.


Enquanto o coro e a assembléia entoavam o canto festivo à Virgem Maria, após cada leitura bíblica uma jovem levava uma vela acesa e a colocava na menorah – candelabro com espaço para 7 velas. Em cada mistério, o Papa pronunciava a primeira parte do Pai Nosso e a assembléia respondia recitando a segunda parte.


Ao final da oração “Salve Rainha”, o Santo Padre dirigiu uma mensagem especial aos religiosos, convocando-os a serem fiéis em sua consagração. “O testemunho de um sacerdócio bem vivido dignifica a Igreja e suscita admiração nos fiéis. É o mais autêntico convite aos jovens que aspiram à vida consagrada, a melhor promoção vocacional.”


Ainda no início do discurso, Bento XVI fez uma analogia de que, assim como os discípulos “subiram para a parte de cima do templo” e reunidos no mesmo sentimento entravam em oração, assim também estavam reunidos no Santuário, a “sala de cima”. Ao falar sobre o acolhimento na maior nação católica do mundo o Santo Padre proclamou: “meu predecessor, João Paulo II, referiu-se várias vezes à vossa simpatia e espírito de alegria fraterna e ele tinha razão.”


As atividades do Santo Padre no Brasil encerram neste domingo, dia 13, com a celebração da missa de abertura da V Conferência no estacionamento da basílica, às 10 horas. A expectativa é que mais de 250 mil pessoas participem da celebração.


Thaysi Santos
Canção Nova Notícias, Aparecida (SP)
Luciana Sitta/Canção Nova