Ministro da saúde enfrenta protesto contra aborto no CE

10/04/2007

Por Redação, com agências de notícias – de Fortaleza   
   
Trazida novamente ao debate no final do mês passado, quando a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou um plebiscito sobre o assunto, a proposta de legalização do aborto foi alvo de um barulhento protesto nesta terça-feira em Fortaleza (CE), reunindo cerca de cem pessoas. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que se manifestou publicamente a favor do plebiscito, foi vaiado durante um evento para divulgar programas de saúde do governo. Para garantir a segurança do ministro, foram chamados policiais militares, guardas municipais e seguranças. Não houve tumulto.


Liderados pelo presidente da Frente Parlamentar Contra o Aborto, o deputado federal Luiz Bassuma (PT-BA), os manifestantes gritavam palavras de ordem, como ‘Diga não ao aborto e sim à vida’. Também colocaram quatro faixas nas arquibancadas do ginásio. Uma delas questionava: ‘O Ministério é da Saúde ou da Morte?’.


Nesta terça-feira, o ministro da Saúde voltou a defender sua posição no evento em Fortaleza, dizendo que apóia a realização do plebiscito porque entende que o tema merece ser debatido pelos brasileiros. – O aborto é uma ferida aberta no país. Essa questão é importantíssima do ponto de vista da saúde pública. A discriminação e a tentativa de abafar a realidade levam sofrimento e morte às mulheres e às famílias – disse. O ministro também rebateu o argumento de que não seria a favor da vida, lembrando que tem quatro filhos.


O projeto que descriminaliza o aborto está parado na Câmara. Mas a questão voltou à tona em 2006 com a discussão do uso de células-tronco embrionárias para pesquisa e terapia, aprovado na Lei de Biossegurança e contestado no Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 20, a corte reunirá em Brasília médicos e cientistas para discutir quando começa a vida. Embora ligado ao uso de células-tronco, o debate reacende a polêmica sobre o aborto.