O AMOR EFETIVO, AMOR AFETIVO, E AMOR CONJUGAL


     O AMOR EFETIVO, AMOR AFETIVO, E AMOR CONJUGAL



Quando o inconsciente de uma pessoa é abordado e ao pedir para que ela veja o momento de sua concepção, ela relata que está assistindo ao encontro sexual  dos pais, o encontro do óvulo e do espermatozóide.  Ela relata se há amor entre eles ou não. Pergunto ao seu inconsciente: de onde você assiste tudo isto? Ele responde: do alto, me vejo como uma pessoa completa, perfeita… é a dimensão humanística, ao que foi dado o nome técnico de EU PESSOAL. E sigo perguntando: De onde o seu EU PESSOAL surgiu? De uma Luz que transmite muito Amor, paz, energia… Ela se vê recebendo dessa Luz dons, qualidades particulares e um convite a existir para realizar uma missão aqui na terra. Mas o que mais toca as pessoas que passam por esta experiência é o Amor vindo dessa Luz, esse Amor é tão forte que ela vem  e aceita existir para levar, transmitir, dar, gerar esse Amor para onde quer seja a existência dela. A este amor damos o nome AMOR EFETIVO. É  o Amor que não quer somente o bem do outro mas quer O BEM PARA O OUTRO,   é um AMOR, capaz de sacrifícios pelo outro.


Então o EU PESSOAL passa a torcer pelo encontro dos pais, do óvulo e espermatozóide para que ele tenha uma “casa” para habitar  e poder realizar o que a Luz lhe confiou ou pediu. Então quando os gametas se unem, formam o físico, o esqueleto, que vai acolher o EU PESSOAL,  que é da dimensão Espiritual do ser humano diferente do seu físico. E quando esta pessoa  morre, o que pára de funcionar é o físico, porém o que está lá dentro e que gera a vida continua a existir, mas numa dimensão que nós não temos acesso, somente pela comunhão dos Santos. Essa pessoa continua sendo ela mesma.


É por causa dessa realidade existente dentro de nós que onde não há Amor,  nós sofremos. Mesmo que seja em forma de angústia, tristeza, um sofrimento silencioso.
 
Porque ansiamos por Amor?
Porque choramos por falta de Amor?


Porque viemos de um Amor Maior e queremos encontrá-lo aqui onde quer que estejamos, seja em casa, com nossos familiares, trabalho, escola…


Você sabia que a nossa realização está  em dar esse Amor e não somente em receber?
Você sabia que  aquele Amor que recebemos de uma pessoa somente nos satisfaz se houver reciprocidade da nossa parte? Caso contrário o meu Eu Pessoal me “diz” através de um sentimento de vazio, insatisfação, angústia  que eu não mereço esse Amor porque não o dei.


E por causa desse EU PESSOAL passamos a viver com uma necessidade primordial que é dar esse amor. E desde a gestação expressamos este amor.
A criança em gestação traz esse amor e faz com que as pessoas em volta dela vivam desse amor, por exemplo, quando os pais se unem por causa dela, quando um irmão faz festa pela sua existência, quando alguém se aproxima da mãe para ajudá-la por causa da gravidez, quando o pai dá um beijo na barriga da mãe, etc. Essa criança na barriga da mãe já está expressando amor, vivendo ali o sentido da sua vida, que é proporcionar o amor. Então veja que ela tem um porque e um para que estar ali. Em outro momento quero conversar com você sobre o aborto.


No nascimento esse Amor é muito forte vivido e partilhado por familiares e amigos que se unem à família para comemorar a chegada dessa nova vida. Então mais uma vez essa criança faz o Amor acontecer…


Na infância esse AMOR EFETIVO é muito presente na criança quando ela quer ajudar, ser útil, empresta um brinquedo, na enorme capacidade de perdoar e esquecer a mágoa, ou seja é próprio da criança dar alegria, dividir, compreender, deixar o outro feliz, é claro que o ambiente deve proporcionar a ela a expressão dessas capacidades. Aliás, nós aprendemos muito com as crianças. Elas são em muitos momentos nossos mestres.


Então porque vivemos uma escassez de Amor? Escassez de expressão de Amor? Escassez de delicadezas? Escassez de favores? Escassez de PERDÃO? 
O amor se expressa, sai de nós através de nossas atitudes, de nossas condutas, de nosso olhar, de nosso sorriso, para com o outro.  Ou seja: amar é: servir um copo d água, fazer um lanche, dar um abraço, dar um sorriso, emprestar algo, pensar no outro em primeiro lugar, fazer com o  outro se sinta feliz, fazer aquilo que dá alegria ao outro, fazer o que gostaria que fosse feito a você. Tratar o outro com a compaixão que você gostaria de receber.
Assim você agindo o seu amor toca no Eu Pessoal do outro e este que recebeu o amor não consegue ficar indiferente ao seu amor, ali no momento em que você o amou ele vai retribuir, ou noutro momento, ou pode que este amor que você o deu irá desperta-lo a amar a outros, e de alguma forma este amor retornará a você seja naquele instante ou noutro, não precisa voltar por quem recebeu de você, mas vem em abundância por muitas outras pessoas, e lembre que em um lugar está escrito: “Seu Pai que está no céu o recompensará com uma medida cem vezes maior.”
Você já pensou como será bom você saber que você está contribuindo para o Amor circular na sua família, no seu trabalho, na sua escola, no seu bairro, na sua cidade,…???????


Então porque falta Amor?????
Porque todos estão na espera, na expectativa de receber e não de dar. E o amor só volta se ele sair de nós.
As crianças carregam dentro de si a capacidade de Amar inata, porém precisam se sentir amadas para amar, o menino ou a menina serão um grande homem e uma grande mulher no  amor  se viverem em um ambiente de Amor, elas aprendem a expressar amor com seus pais, se os seus pais são adultos que não expressam  Amor estas também serão adultos que sofrerão pela falta de amor, porque o amor não terá retorno, ou você comece a torcer para seu filho ou filha ter a sorte de casar com alguém, ou conviver com pessoas que expressam amor.


Ou seja, temos que deixar de esperar receber para dar, temos que dar para receber.


Então convido  você a fazer esta experiência do AMOR EFETIVO, mas sem esperar nada em troca da pessoa que você expressou Amor. Você precisa ter paciência para sentir algo novo dentro de você!!! Lembre que as pessoas não estão acostumadas a receber amor e assim precisam de tempo para este sentimento sair de si. Quem não recebe, ou não recebeu não sabe dar, é você que tem que começar.


Preciso abordar dois aspectos do amor condicional e do amor incondicional. O AMOR EFETIVO é da dimensão INCONDICIONAL, que não espera nada, mas o retorno vem.  Mas este aspecto vamos ver no nosso próximo encontro quando falarei sobre o AMOR AFETIVO,aqui nesta “sala”.


 


O AMOR AFETIVO.


O Amor Afetivo é o Amor da expressão pelo afeto, pelo abraço, sorriso. Pois quando o ser humano se sente amado, recebe o Amor Efetivo, que é aquele Amor que quem o dá, transmite de uma forma que não pensa em si, pensa somente no outro, pois ele quer o bem para outro, por exemplo: deixa de dormir para estudar com o filho, para dar um remédio, para cuidar do outro, deixa de comer algo para repartir, espera, quer descansar e está pronto para ajudá-lo no que for preciso, um quer comer  chocolate e o outro quer pipoca, este  perde o seu desejo para fazer a vontade do outro, para ver o outro contente, e esta alegria é sua também. Vale lembrar que quando a pessoa Ama dessa forma o inconsciente sempre responde que a mais feliz é a que dá e não a que recebe. E assim este que expressa o AMOR EFETIVO gera no que recebe um desejo de retribuir e este em primeiro lugar vai responder com o Amor Afetivo, ele vai expressar pelo afeto, pelo abraço, sorriso, beijo o contentamento que sentiu ao SER AMADO PELO OUTRO.
Então se você quer sentir-se amado DÊ AMOR, para RECEBER AMOR.
O  EU PESSOAL que é aquela dimensão que existe no momento da concepção, contém em si todas as capacidades para Amar, para doar-se, é PRÓPRIO dele querer amar, querer fazer o outro feliz, mesmo que lhe custe algo.
Quando uma pessoa aborda o seu inconsciente e pede-se a ela que veja o contexto da sua concepção, ela se vê recebendo qualidades, potencialidades de uma LUZ que transmite muita paz, e um grande amor. Após o encontro dos gametas, o EP entra no zigoto, que é o resultado do encontro do óvulo com o espermatozóide, com o desejo único de AMAR.
Este EP está dentro de mim e de você, por isto podemos amar, por isto somos capazes de Amar.
Amar é o sentido primeiro da nossa existência e não existimos para receber Amor, também, mas o receber é conseqüência da nossa atitude de Amar.
Portanto, a afetividade é a expressão do amor Efetivo, através do afeto, que são nossos gestos de amor, carinho, ajuda, acolhida, perdão, gratidão, bondade, generosidade, compreensão, são estas e outras as várias formas desse amor sair de nós.
Se queremos nos sentir amados devemos amar por primeiro, para despertar o amor no outro. Esta é a nossa maior e primeira capacidade que carregamos dentro de nós.
É a capacidade de Amar que nos capacita a sermos grandes pessoas noutros aspectos de nossa existência. A grandeza, a profundidade de uma pessoa se mede e se dá  pelo quanto ela ama. Se ela não ama, o seu inconsciente  bloqueia a sua inteligência, a sua liberdade, a sua expressão, o raciocínio e como conseqüência esta pessoa não vai para frente. Ela se amarra.
A nossa saúde física, emocional e espiritual depende do nosso amor,  do amor que damos não do que, recebemos, claro, que receber é importante e nos faz bem, mas o faz se nos sentimos merecedores de recebê-lo por havermos dado .
Em resumo o Amor efetivo é o amor em potencial que carregamos, como a semente que carrega a árvore e os frutos dentro dela, assim nós carregamos o AMOR.
E O AMOR Afetivo é a expressão do Amor efetivo, através dos nossos gestos.


AMOR CONJUGAL


Nos relacionamentos entre homem e mulher com compromisso a nível de casamento o próximo nível do amor é do AMOR CONJUGAL, que é a expressão do amor na área sexual, ou a expressão através da genitalidade. Ou seja o Amor conjugal é o transbordamento do Amor no físico, daquele  Amor que nasceu no Efetivo, que é o Amor que tem como fonte a dimensão humanística ou espiritual do ser humano, passa pelo AFETO  e derrama no físico. Portanto quando esse encontro é de expressão de Amor gera no outro o desejo Amor Efetivo, Afetivo de volta o conjugal, como uma engrenagem.


Apartir dessa minha exposição, uma vez por semana, quero  refletir com vocês vários aspectos tais como:


Porque falta amor entre as pessoas?
Porque cada vez corremos mais atrás do Amor e aprece que quanto mais o buscamos mas ele escapa de nós?
O ficar e suas consequências.
Porque o namoro é importante.
Exposição  das crianças no mundo da sexualidade.
O sexo sem compromisso.
O que é o sexo para Deus.
A importância do Amor Efetivo, afetivo e conjugal entre os pais para  o desenvolvimento equilibrado da criança, bem como as conseqüências na vida dela sem a expressão do amor nestas três áreas.
A ausência dessas expressões e a dificuldade de relacionar-se com Deus, e a expressão e o encontro com Deus.
Como alcançar o equilíbrio emocional.
Como fazer seu casamento dar certo.
Como ter filhos sadios fisicamente  e equilibrados emocionalmente.
Enfim, e sobre aquilo que você  quizer saber e eu puder te ajudar
Porque a religião é importante para o equilíbrio emocional?


O Amor  Efetivo é muito natural, a vida toda, é o sentido da nossa existência, existimos por causa dele e para que ele saia de nós.


Porém a partir dos 11 ou 12 anos passamos por uma transformação no nosso físico. Com a entrada na adolescência nosso corpo muda e com ele nosso emocional também. Estas mudanças são muito significativas pois demarcam a diferença no expressar do amor, onde nos vemos como HOMEM E MULHER, e com essas mudanças aparecem o desejo de expressar o amor.


Aí demarca o início da adolescência onde nosso organismo passa por transformações, físicas e psicológicas. Os hormônios se desenvolvem e com eles aparece uma necessidade de expressão de Amor diferente. Ao que chamamos de AMOR AFETIVO.

Dra. Liseane C. Almada SelletiDra. Liseane C. Almada Selleti