´O BOM exemplo arrasta´.


“O BOM exemplo arrasta”.


 


“Precisamos de Santos de calça jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem músicas e passeiam com os amigos.


“Precisamos de Santos que coloquem a Deus em primeiro lugar e batalhem bastante para estudar”. (Papa João Paulo II)


 


Grande momento litúrgico é celebrar a festa de TODOS OS SANTOS. De nossos irmãos e irmãs que venceram as grandes tentações deste mundo e podemos dizer assim: passaram no vestibular celeste.


 


Santo Agostinho ao ler as vidas dos Santos dizia: “SE ELES CHEGARAM PORQUE EU TAMBEM NÃO POSSO CHEGAR?”  Nesta SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS, somos convidados a imitar suas virtudes, seu amor, determinação em sermos DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO


 


Como seres humanos precisamos sempre ter em nossa frente figuras marcantes que nos estimulem a vivência do Evangelho. Muitos cristãos e católicos têm vários ídolos da música, do cinema e da televisão como modelos e exemplos. Começam a falar vestir e imitar tudo que deles vêem e ouvem. Mostram assim como está fraca a sua fé, a vivência de seu compromisso batismal e de como está envolvida na vida temporal e esquecida das coisas eternas.


 


Notamos em muitas novelas e filmes uma apologia a canalhice, ao crime. a desonestidade, e PESSOAS QUE PENSAM QUE SÃO CRISTÃS E CATÓLICOS ANDAM DIZEM ASSIM: ELE ROUBA MAS FAZ ALGUMA COISA. A que ponto chegamos?!  SE PESSOAS QUE SE JULGAM CATÓLICAS E CRISTÃS PENSAM ASSIM…   Aonde vamos parar então?


 


Nos cinemas do Brasil temos um filme que ilustra o título de nosso artigo. Assim como o bom exemplo, O MAU EXEMPLO TAMBEM ARRASTA. No filme: AS DUAS FACES DA LEI, com Robert De Miro e El Pacino, são dois grandes amigos, e o mau exemplo de um , faz o outro se desencaminhar em sua vida de policial sincero e honesto. O MAU EXEMPLO TAMBÉM ARRASTA!


 


Procuremos conhecer a vida dos Santos para podermos ser arrastados pelo seu bom exemplo no caminho do bem e da virtude. Que sejamos contagiados pelo seu amor a Cristo e sua generosa vida de oração, penitência, alegria, doação e solidariedade.


 


“Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne… o mundo tem saudades de ti…


Ajuda os homens de hoje a conhecerem o mau do pecado… Reaviva a consciência dos Governantes… Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de contrastar as insídias das múltiplas culturas de morte. Aos ofendidos por toda a espécie de maldade comunica Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra reabre as portas da esperança. Amém!


(Papa João Paulo II em La Verna 1993)


 


( Frei Ricardo de Maria)


freiricardo@hotmail.com