O valor do Rosário



O VALOR DO ROSÁRIO


 


“Deus juntou as águas e chamou MAR, juntou as graças e chamou MARIA”.


 


A Igreja sempre procurou frisar o valor Teológico do culto à Santíssima Virgem e relembrar a eficácia pastoral para a renovação dos costumes cristãos. Vemos a singular dignidade de Maria; a sua cooperação nos momentos decisivos da obra da salvação; sua santidade já plena na Conceição Imaculada; sua incessante e eficaz intercessão; sua glória, que enobrece todo o gênero humano.


Muitos são os argumentos para rezar o rosário. Dentre tantos podemos evidenciar:


ORAÇÃO SIMPLES: é a oração dos pobres e humildes; ter um coração humilde é reconhecer a dependência de Deus, é colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.


ORAÇÃO CONTEMPLATIVA: as Ave-Marias são como fundo musical nas quais meditamos a vida de Jesus. O rosário é uma oração Cristológica. É um olhar para Cristo com os olhos de Maria.


ORAÇÃO CATEQUÉTICA: quando percorremos a vida de Jesus, desde o momento da Encarnação até o momento da sua Ascensão, vivenciamos uma verdadeira catequese, aprendemos a ser cristãos.


ORAÇÃO VIVENCIAL: rezar com Maria para estar mais próximo de seu Filho nos ajuda a vivenciarmos todos os momentos de nossa vida: momentos gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos. Cada momento de nossas vidas está ligado a um Mistério da Salvação.


ORAÇÃO PRÉ-LITÚRGICA: o rosário nos introduz a liturgia. Ele nos encaminha à presença de Cristo, por isso, quando nos colocamos nesta atitude orante sentimos a necessidade e a importância da vida comunitária. E é na liturgia que nos encontramos como família de Deus, somos iluminados pela Palavra, e fortalecidos na Eucaristia. A participação motiva à pessoa à missão.


O cristão que vive na graça de Deus é um “Cristó-foro” (termo utilizado por Santo Inácio de Antioquia para dizer aquele que carrega o Cristo em si. Quando a pessoa sente a graça vivificante de Cristo, sente a necessidade de compartilhar.


O rosário de fato, considera, numa sucessão harmoniosa os principais eventos salvíficos da mesma redenção, que se realizaram em Cristo: desde a concepção virginal, passando pelos mistérios de seu nascimento e infância, sua vida pública (anúncio do Reino), a bendita paixão, até aos momentos culminantes da Páscoa – Sua gloriosa Ressurreição; e aos efeitos da mesma sobre a Igreja nascente, no dia de Pentecostes, e sobre a Virgem Maria.


 


 


 


Pe. Carlos O. Egler


Paróquia São Pedro