PSIQUIATRAS AFIRMAM QUE ABORTO CAUSA RISCO À SAÚDE MENTAL DA MULHER



PSIQUIATRAS AFIRMAM QUE ABORTO CAUSA RISCO À SAÚDE MENTAL DA MULHER


 



LONDRES, 16 MAR (ANSA) – As mulheres que abortam se arriscam a ter graves problemas de saúde mental, como uma depressão profunda, afirmou o Royal College of Psychiatrists, a associação dos psiquiatras britânicos e irlandeses, para o qual a mulher deve ser alertada para os riscos caso opte pela interrupção da gravidez.



Segundo o Sunday Times, essa posição representa um revés a respeito da convicção, consolidada há anos, de que os riscos à saúde mental são maiores no caso da continuação de uma gravidez indesejada do que o aborto.



Essa notícia foi divulgada poucos dias antes de uma votação nas comunas, que irão decidir se o tempo para a realização do aborto diminuirá de 24 para 20 semanas.



O Sunday Times também publicou uma pesquisa que mostra que 59% das mulheres é a favor dessa medida contra 28% que não quer mudanças na lei. Somados homens e mulheres, 48% quer que o tempo de gravidez para a realização de um aborto seja limitado em 20 semanas, contra 35% que prefere as 24 semanas.


 


Segundo os autores da restrição, entre eles o líder conservador David Cameron, a medicina fez tantos progressos até hoje que muitos fetos prematuros de 24 semanas poderiam conseguir sobreviver, o que não acontecia quando essa lei foi promulgada.



De acordo com dados divulgados pelo jornal, mais de 90% das interrupções de gravidez (200 mil ao ano) na Grã-Bretanha são executadas porque o médico garante que, se a gravidez for levada adiante, poderá causar um grave distúrbio psicológico na mulher.


Mas o Royal College of Psychiatrists sustenta que é necessário que, nos panfletos informativos sobre o aborto, seja colocado que ele pode causar depressão. “O consenso não pode ser informado sem o fornecimento de informações adequadas e apropriadas”, afirmou o documento da associação. (ANSA)