Santa Clara

 


 Santa Clara – 11 de agosto


 


    Nascida em Assis, no ano de 1193, a belíssima menina de família muito rica conterrânea de São Francisco de Assis. Aos 18 anos de idade, com rara audácia Clara juntamente com Inês, sua irmã mais jovem e outras companheiras apresentaram-se em dezoito de março de 1212 na humilde Igrejinha de Santa Maria dos Anjos, aos pés do Monte sobre o qual surge Assis, onde aguardavam Francisco e seus Frades. O Santo cortou seus longos cabelos e lhe deu para vestir o grosseiro hábito de lã crua, fazendo-a pronunciar os votos de pobreza, castidade e obediência.


Mais tarde, Clara foi levada ao paupérrimo convento de São Damião, destinado as monjas da Ordem Segunda Franciscana. Era o início das Clarissas que procuravam em tudo viver o ideal franciscano da pobreza e sua dedicação foi total. Mais tarde sua mãe e suas irmãs Ortolana e Beatriz abandonaram a rica morada para ingressarem no austero convento. Para estar em consonância com o mestre pediu e obteve o “privilégio da pobreza” que a privava também da possibilidade de ter qualquer coisa de seu.
 


Quando da morte de Francisco em 1226, Clara obteve permissão que seu corpo fosse levado até a clausula para que as monjas pudessem contemplar-lhe o rosto. Mais Clara teve o privilégio de ver projetadas nas paredes da pequena cela as imagens do Santo. Por estas visões, Clara teve o título de Protetora da Televisão. Ela viveu 27 anos após a morte de São Francisco. Um enviado do Papa Inocêncio IV levou a demorada e aguardada bula de aprovação do privilégio da pobreza a Clara na manhã de 11 de agosto de 1253, poucos minutos antes da morte da Santa.
    Oremos: Pela intercessão de Santa Clara, o Senhor todo poderoso me abençoe e proteja; volte para mim seus olhos misericordiosos, me dê a paz e a tranqüilidade, derrame sobre mim as suas copiosas graças e, depois desta vida, me aceite no céu em companhia de Santa Clara e de todos os Santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.