Somos guardiões da esperança

Somos guardiões da esperança


Precisamos alimentar a esperança em Cristo com a oração


“O Espírito Santo oferece aos fiéis uma visão superior do mundo, da vida e da história, fazendo deles guardiões da esperança que não engana” (Bento XVI).



Ao refletir sobre esta frase do Papa Bento XVI, percebi que Deus queria me alertar em relação à falta de esperança. Fui entendendo que as situações difíceis – que enfrento diariamente – desde as mais simples até as mais complexas tendem a afetar a esperança dentro de mim.


É necessário ter uma visão de esperança do mundo atual, mesmo que nos dias de hoje as notícias de assassinatos, roubo, mortes, etc, queiram apagar a chama da esperança em Cristo em nossos corações, deixando-nos presos ao medo, ao desespero e ao pânico. A esperança em Cristo não engana (cf. Rm 5,5). Ao contrário, ela é fonte de vida plena, de entusiasmo, de felicidade.


Ser cristão não é esquivar-se dos acontecimentos ruins e fazer de conta que nada está acontecendo; mas é, antes de tudo, ter uma visão diferente, fazendo estas realidades passarem por Cristo, para que sejam transformadas pelo poder d’Ele. Precisamos alimentar a esperança em Cristo com a oração. E, mesmo sofrendo, mesmo sem respostas, mesmo com medo, seguimos em frente porque a alegria da espera em Cristo nos motiva, nos move e nos dá a certeza de que não estamos sós.


Quando os problemas acontecem, a esperança é um dos primeiros pontos a ser atingido, então, o desespero substitui a esperança. E a esperança em Cristo passa a não ser mais o nosso porto seguro. Com isso, a esperança que não engana sai de cena e em seu lugar fica o desespero que engana e paralisa o ser humano.


Ter uma visão superior do mundo, da vida e dos fatos é canalizar para Cristo todos os acontecimentos do dia-a-dia, para que Ele – que é o Senhor e que tem tudo sob controle – cuide de todas as coisas e as transforme. É preciso cultivar a virtude da esperança em Cristo em nossa vida, é necessário conservá-la em nosso coração para que o demônio não venha sufocá-la nem destruí-la em nossas almas.


Com o coração cheio de esperança, vamos em frente, pois Cristo é Deus-conosco!


Abel Freitas
abelcn@geracaophn.com