A coroa do Advento e seu significado

A coroa do Advento eseu significado

 

Simbolizaa eternidade e sua cor representa a esperança e a vida
 

Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todasas formas deixa-nos sentir Seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO éde origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparampara a vinda de Jesus Cristo. O tempo do Advento abrange quatro semanas antes doNatal.

Atualmente há uma grande preocupação em reavivar estecostume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroaou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo defolhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa aesperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto doamor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade onascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo se colocam as quatro velas para seacender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé enos leva à oração, e simbolizam as quatro manifestações de Cristo:

 

1°Encarnação, Jesus Histórico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

 

No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até otérmino do tempo natalino e, se quisermos, podemos pôr a imagem do Menino Jesusjunto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante doque a espera do Advento.

Essa coroa é originária dos países nórdicos(países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: aluz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.

Simbolismos estes que se tornaram muito adequados aomistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos paísessulinos. Visto que se converteram rapidamente em mais um elemento de pedagogiacristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto comoutros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, ostextos de oração e o repertório de cantos.

O comércio e o sistema deste mundo fazem questão deesquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possíveldar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grandepresente!

Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casae celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nossoSalvador. E a cada domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiarespara rezar.

Oração: Senhor Jesus, celebrar o teu Natal é fazer da minha vida,da minha casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cadacoração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança,o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar atodos que amamos por intermédio do Menino Jesus, que vai nascer em nossafamília.

Como você se prepara para celebrar esta grande festa donascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo? Clique em comentários e diga como vocêvive este tempo litúrgico? Natal feliz é Natal com Cristo!

 

Padre Luizinho – Comunidade Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/padreluizinho/