As demoras de Deus e os efeitos da perseverança

As demoras de Deus eos efeitos da perseverança

Sãonecessários para que seus sonhos se construam

 

Há momentos em que somos tentados a desistir de tudo. Otrabalho não está bem, o casamento vai de mal a pior ou o namoro parece queacabou. Sofremos perseguições, calúnias, somos maltratados. Nosso grandeesforço para fazer valer algo, passa despercebido, sem a consideração deninguém.

As lindas promessas de Deus, aquele plano de amormaravilhoso sobre o qual, um dia, ouvimos dizer e que era para nossafelicidade, não se faz presente nem em fragmentos. Não conseguimos vislumbrarnem mesmo a sombra de dias melhores vindouros. Quantas pessoas assim desistematé de viver?

Talvez você até já tenha resolvido: ‘Vou abandonartudo!’; mas uma voz, aquela mesma, suave, porém, clara, que um dia encheuseu coração de alegria por meio das promessas e da esperança de que tudo seriadiferente, continua ressoando sutil, e digamos, agora até incomôda, dizendo:’Não desista’.

Essa é a hora de ser forte! A perseverança é necessáriapara que seus sonhos se construam. Perseverar forja em nós os moldes para noshabilitar e correspondermos ao plano que Deus quer nos abençoar.‘Sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus,espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida seenriqueça’ (Eclo 2,3).

Diante da caminhada, devemos nos perguntar: ‘Será quejá estamos configurados, compatíveis com o que Deus tem para nós?’.

Se o bem ainda não chegou, será necessário caminhar maisum pouquinho.

Um dos homens mais talentosos que a humanidade conheceudisse uma vez: ‘O gênio se compõe de 2% de talento e 98% de perseverantesaplicações ao trabalho’ (Ludwing van Beethoven – compositor alemão).

O Senhor conta conosco para dar pleno cumprimento de Suasobras e nesse processo também nós vamos sendo lapidados. Talvez, por isso,algumas coisas sejam tão demoradas. ‘A criação tem sua bondade e suaperfeição próprias, mas não saiu completamente acabada das mãos do Criador. Elaé criada ‘em estado de caminhada’ para uma perfeição última a ser atingida,para a qual Deus a destinou’ (cf. Catecismo da Igreja Católica – art. nº.302) e ‘Deus concede assim aos homens serem causas inteligentes e livres paracompletar sua obra da Criação, aperfeiçoar sua harmonia para o bem deles e deseus próximos’ (cf. Catecismo da Igreja Católica – art. nº. 307).

Os grandes homens da Bíblia também foram muito provados naespera. José do Egito tinha dezessete anos quando foi vendido por seus irmãos(cf. Gn 37, 2), somente aos trinta é que sua vida melhorou um pouco comointendente do faraó (cf. Gn 41, 46) e só depois de sete anos de fartascolheitas e dois anos de escassez (cf. Gn 45, 6), é que ele reencontra o pai,Jacó. Ou seja, aos trinta e nove anos, após vinte e dois anos de aflições,(desconsiderado pelos irmãos, acusado injustamente de trair a confiança dePutifar por tentar ter relações sexuais com a esposa do ministro da casa dofaraó, depois de ter sido escravo e preso) foi que ele alcançou sua consolação.

Davi foi ungido rei por Samuel e lutou com Golias quandoainda menino (cf. I Sm 17, 33), mas somente aos trinta anos é que realmente foicoroado, assumindo o trono. Durante todo esse tempo, ele foi perseguido porSaul, que tentava matá-lo.

Interessante que não imaginamos o tamanho da graça que hánas promessas do Senhor nem o que Ele pode fazer em uma alma que se deixamoldar e persevera até o fim.

Bento XVI disse: ‘Nunca fica desapontado quem seentrega a Deus, as promessas do Senhor são sempre maiores que as expectativashumanas’, pois o Senhor também proclamou: ‘Mas tanto quanto o céudomina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentosultrapassam os vossos’ (cf. Is 55, 9).

José, na sua fidelidade, não somente reencontra os seus,mas marca a história do seu povo, salvando todo o mundo da fome. Davi vai muitoalém de se tornar um monarca: é em seu governo que as doze tribos de Israel sãounificadas e ele passa a simbolizar o protótipo de rei soberano e ideal, etambém se torna ascendente do Filho de Deus, o Cristo.

Jesus nos alerta de que para alcançarmos o que almejamos,temos de perseverar: ‘Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vosserá aberto’ (cf. Mt 7, 7). Na parábola do juiz injusto ‘e Deus nãofará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?’ (cf. Lc18, 7).

Até mesmo as empresas, em seus inícios, precisam decapital de giro para sobreviver e perseverar, e só depois, tornarem-selucrativas e autossustentáveis. Continue plantando, um dia quando menosesperar, as sementes frutificarão, e pode ser no terreno em que menos seesperava.

Permita-se ser gerado naquilo que Deus tem para você. Nãodesista do seu casamento, dos seus dotes, não desista das pessoas, dos seussonhos. Não desista de você nem de sua vida.

Que o Senhor lhe conceda toda têmpera necessária para otempo que você está vivendo.

Deuso abençoe!

Sandro Ap. Arquejada – Missionário Canção Nova
blog.cancaonova.com/sandro