Bispos franceses advertem sobre o perigo de importação do conflito no Oriente Médio




Bispos franceses advertem sobre o perigo de importação do conflito no Oriente Médio


Os bispos franceses divulgaram uma declaração nesta quarta-feira, intitulada “Gaza: uma loucura homicida que não deve se propagar”.


No texto, o Conselho Permanente do Episcopado adverte sobre o risco de se importar o conflito de Gaza para a França. Esse temor se baseia no aumento do clima de tensão no seio da comunidade muçulmana francesa e dos episódios de anti-semitismo.


Qualquer ato que traduza uma “importação do conflito” de Gaza para o território francês deve ser denunciado, alertam os bispos, acrescentando que “propagar a violência na França não faria retornar a paz a Gaza”.


“Como todos os homens de justiça e de paz”, também os católicos da França – asseguram os prelados – estão empenhados em promover “iniciativas de oração e de ações” nas diversas dioceses, a fim de exortar as partes ao diálogo.


“Juntamente com seus irmãos cristãos, com os judeus e muçulmanos, os bispos da França – diz ainda a declaração – farão todos os esforços possíveis para promover o diálogo e o respeito recíproco” e “se unem aos apelos do papa e da comunidade internacional em favor de um imediato cessar-fogo em Gaza”.


Na conclusão, os bispos franceses expressam a solidariedade da Igreja na França ao patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, que por diversas vezes, fez votos de que a Europa seja “uma ponte a serviço da paz”.


Fonte: Radio Vaticano – Paris