´Falta de Respeito´

Falta de Respeito´


“Bem-aventurado o servo que põe fé nos clérigos que vivem retamente segundo a forma da Igreja romana. E ai daqueles que os desprezam; conquanto seja pecadores, no entanto, ninguém deve julga-los, porque Deus reserva unicamente para si o direito de julgá-los. Pois, quanto maior for o ministério que eles tem do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que eles recebem e somente eles administram aos outros, os que pecam contra eles tem tanto mais pecado do que se pecassem contra os outros homens deste mundo” (Admoestações XXVI de São Francisco).


 


Venho por meio desta, manifestar minha indignação pela falta de respeito, de uma peça teatral que está por enquanto em Brasília até o dia 06 de Abril.


Nome da peça teatral é: NUNCA FUI SANTO! Comentários que resumi do artigo de Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br


A fé católica, a Eucaristia e a Igreja são ridicularizadas. O TEATRO É UMA ARTE IMPORTANTE E BONITA, MAS NÃO PODEMOS CONCORDAR E PERMITIR QUE MANIFESTAÇÕES COMO ESSA ABUSEM DA LIBERDADE DEMOCRÁTICA PARA ZOMBAR DA NOSSA FÉ.


 O cartaz de propaganda da peça mostra um homem vestido de sacerdote, com um crucifixo pendurado ao pescoço, segurando nas mãos um recipiente em forma de cálice cheio de preservativos; e, na outra, como se estivesse oferecendo uma hóstia, uma camisinha. No verso, ao lado de um homem fantasiado de freira, com uma embalagem de preservativo (com a imagem acima descrita) e ainda escrito: Mistérios Gozosos.


 


Na peça, a Sagrada Escritura é motivo de escárnio, atores simulam excitação e sexo de padres ao lerem a Bíblia e o sacerdote é apresentado como pedófilo com o Menino Jesus…


Todo ato que agride valores cultuados pelas várias religiões não goza de amparo constitucional… A liberdade de expressão não é ilimitada, e não deve ser confundida com LIBERTINAGEM. Defender a liberdade absoluta de expressão é muitas vezes uma forma de “corporativismo doentio” de pessoas às vezes mal formadas, sem princípios éticos, que mascara a truculência e o arbítrio e se esconde atrás de uma interpretação maldosa da lei.


 


Mais uma vez a nossa fé e a nossa Igreja são ofendidas, e me parece de propósito no grande Tempo Pascal, para provocar escândalo e chamar a atenção. Então, não devemos dar ocasião à violência e ao desrespeito, mas devemos protestar civilizadamente.


(Frei Ricardo de Maria).