Manifestantes protestam contra declaração pró-aborto de ministro da Saúde

09/04/2007

Aline Bravim e Sabrina Craide
Da Agência Brasil


     Brasília –
 Católicos, evangélicos e espíritas fizeram uma manifestação hoje (09) contra a legalização do aborto. O protesto ocorreu em frente ao ginásio onde estava o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Fortaleza (CE). Eles criticaram as declarações do ministro defendendo a legalização do aborto. Em reunião com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, há duas semanas, o novo ministro discutiu a possibilidade de legalização do aborto.


Segundo o Temporão, a legalização possibilitaria a redução do número de mulheres mortas em abortos feitos em clínicas clandestinas. Temporão defendeu que seja feito um plebiscito para que a população apresente sua opinião sobre o tema. Parlamentares criticaram a declaração do ministro.


O coordenador do Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto, Jaime Ferreira Lopes, afirmou que a manifestação não foi para constranger Temporão, mas para expor as opiniões de quem não é a favor da prática. “Só queríamos demonstrar o nosso posicionamento, em relação à opinião que o ministro têm dito”, afirma.


Ele diz que Temporão colocou a questão da legalização do aborto como uma “bandeira” do Ministério, “quando se tem outros pontos mais importantes relacionados à saúde brasileira”, completa.


De acordo com o coordenador, durante o protesto “ordeiro e pacífico”, cerca de 1000 militantes fizeram um abraço no ginásio onde o ministro estava, em uma das comemorações do dia mundial da saúde, realizado em 07 de abril. Além disso, haviam faixas dizendo: “Por um Brasil sem aborto”; “Ministério da Saúde ou da Morte?”; “Em defesa da vida”, entre outras.


Em resposta à manifestação, Lopes disse que o ministro, pressionado por um dos líderes do movimento, afirmou que nunca defendeu o aborto, e sim a discussão do tema junto à sociedade brasileira. Um dos participantes foi o deputado federal Luiz Bassuma (PT-BA), representando a Frente Parlamentar.