Muçulmanos e protestantes dão boas-vindas ao Papa nos Camarões


Muçulmanos e protestantes dão boas-vindas ao Papa nos Camarões



Ao chegar ao aeroporto internacional Nsimalen, de Yaoundé, Bento XVI recebeu as boas-vindas de muçulmanos e protestantes dos Camarões.


«No Alcorão, o profeta Maomé nos recomenda acolher bem os estrangeiros, pois com muita frequência vêm com a paz. Portanto, para nós, a vinda do Papa é uma bênção», declarou o grão-imame de Yaoundé, o xeique Ibrahim Moussa.


Durante sua estadia de três dias nos Camarões, o Papa está recebendo em várias ocasiões as boas-vindas dos responsáveis da comunidade muçulmana deste país de mais de 18 milhões de pessoas, a segunda religião mais numerosa depois do cristianismo.


Por ocasião da chegada do Papa, o xeique Ibrahim Moussa fez um pedido aos fiéis muçulmanos para que «respeitem a religião dos demais e se unam para acolher este grande homem».


Segundo a imprensa local, o líder islâmico assegurou que «consideramos o Papa como um grão-imame», em referência à figura encarregada de presidir a oração canônica muçulmana, pondo-se diante dos fiéis para que estes o sigam em suas orações e movimentos.


«Rezamos para que sua estadia se desenvolva bem e que regresse à sua casa em paz», disse aos jornalistas.


«Nós temos um bom conceito dele, sobretudo convivemos pacificamente com os fiéis católicos; de fato, rezamos ao único Deus. Portanto, os muçulmanos estão tão contentes como eles de receber o Papa aqui, em nosso país.»


Também as comunidades protestantes deram as boas-vindas ao Papa.


«A vinda do Santo Padre ao nosso país é uma graça que não pode deixar um cristão indiferente», sublinhou em particular o reverendo Jean Emile Ngué, secretário-geral do Conselho das Igrejas protestantes dos Camarões, que considera que a vinda do Papa ao país é «um acontecimento de elevado alcance espiritual».



Fonte: ZENIT – Yaoundé