Museu do aborto

 
02 de abril de 2007


´Museu do Aborto´ causa polêmica na Áustria



Exposição mostra técnicas anticoncepcionais e abortivas antigas e atuais



 
FRANKFURT – Um museu recém-inaugurado com uma exposição sobre o aborto e práticas anticoncepcionais através dos tempos está causando muita polêmica na Áustria.


A atração em Viena chegou a ser chamada de “museu do assassinato” por uma política do conservador Partido Popular Austríaco (ÖVP). “Seria melhor usar o dinheiro investido nessa instituição para estudar os motivos das mulheres que fazem aborto”, disse Barbara Feldmann, porta-voz do ÖVP para assuntos da mulher.


Já uma deputada do partido social-democrata (SPÖ) defendeu o museu, dizendo que “quanto mais a juventude for esclarecida, melhor”.



Tabu
O Museu de Técnicas Anticoncepcionais e Aborto em Viena mostra desde preservativos antigos até instrumentos usados para fazer aborto no começo do século 20.


A mostra expõe também livros, artigos de jornal antigos e documentos sobre o tema, assim como uma breve história da pílula anticoncepcional.


Também fazem parte do acervo entrevistas com “fazedoras de anjos” – era assim que as parteiras que faziam aborto eram chamadas na Áustria no passado.


O ginecologista austríaco Christian Fiala trabalhou por mais de quatro anos na concepção do museu. Ele disse que foi difícil encontrar itens para a exposição, principalmente porque o tema do aborto continua sendo tabu. Por enquanto o museu fica aberto somente de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h, mas deverá prolongar o horário de visitas no futuro.