Quem é o esperado



“Quem é o ESPERADO?”


 


 


Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de Natal, no povoado de Grécio, três anos antes de sua gloriosa morte.
 Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor, a quem São Francisco tinha especial amizade porque, sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a nobreza de espírito.
 Uns quinze dias antes do Natal, São Francisco mandou chamá-lo, como costumava fazer,
 e disse: “Se você quiser que celebremos o Natal em Grécio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que eu vou dizer.
 Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e contemplar com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”.
 Ouvindo isso, o homem bom e fiel correu imediatamente e preparou no lugar indicado o que o santo tinha pedido. ( 1Cel XXX 4-9)


 


 


Estive procurando em muitas lojas de várias cidades presépios e imagens da Sagrada Família. Em poucas eu encontrei,  para minha surpresa. Então comecei a me perguntar:


 


QUEM É O ESPERADO?


QUEM É O DESEJADO?


QUEM SERÁ O FESTEJADO?


SERÁ O VELHINHO GORDUCHO DE VERMELHO?


 


Nenhum sentido terá enfeitar as casas, as ruas, as lojas e cidades se não sabemos qual o sentido dos enfeites e a quem queremos homenagear.


“CUIDEMOS PARA NÃO TRANSFORMARMOS UMA TÃO GRANDE E IMPORTANTE FESTA CRISTÃ, EM UMA FESTA PAGÃ, ONDE SE COME E BEBE-SE ÀVONTADE SEM SABER QUAL É O MOTIVO DOS FESTEJOS E QUEM É O FESTEJADO”


 


Estamos vivendo o TEMPO DE ESPERANÇA, TEMPO DE MAIOR  VIGILANCIA para a chegada do Salvador Jesus Cristo.


Queridos leitores, como Francisco de Assis procuremos com ardor nos prepararmos para tão grande acontecimento.


Frei Ricardo de Maria


freiricardo@hotmail.com