Tempo de missão

“Início de Missão” (I Parte).


 


Teremos na próxima quarta feira o início da Quaresma com a Quarta feira de cinzas. É dia de jejum e abstinência de carne.


Teremos a Campanha da Fraternidade com novo tema e lema para nos ajudar no processo de conversão pessoal e comunitária. Procure meditar, rezar, aprofundar, refletir e transformar em vida o tema e lema da Campanha de 2010.


Você sabe qual é?


Caríssimos, estou em minha nova missão.  Aqui no Pará em uma frente missionária de nossa Congregação dos Frades Menores Missionários. Aqui tudo é muito diferente do Paraná, é claro. A começar pelo clima que aqui é inverno porque chove bastante. Mas o frio que aqui faz  é  igual aos dias fresquinhos do verão de Guarapuava. Quem já morou aí tanto tempo como eu, não dá nem para pensar em cobertas… hehehehe 


 Moro em Santa Maria das Barreiras, as margens do Rio Araguaia. Ontem, dia 09/02, tomei meu primeiro banho no Araguaia. Água maravilhosa, gostosa e muito rica de peixes e estórias dos moradores daqui. Ele está muito cheio atualmente, é período das chuvas agora. Teremos o tempo de seca no mês de Julho e ele tem praias belíssimas, e temos o tempo de veraneio, um mês de turistas e praias lotadas no Araguaia e muita movimentação aqui na cidade. A primeira impressão que tive, foi semelhante a que tive quando trabalhei em missões no litoral.


Tem uma parte de asfalto e muitas estradas de chão para as comunidades no interior. Tudo é muito longe. Sempre que temos que ir a lugares maiores, sempre se percorre mais de cem kilometros. Quem conhece e já andou por estas estradas do interior em períodos de chuva sabe bem do que estou falando. Muitas pastagens e uma paisagem que as vezes não muda muito, com derrubadas, arvores secas e queimadas, variadíssimas espécies de coqueiros e muitas cobras pelas estradas.


É tão gostoso rezar de manhã com um coro de periquitos e tantas outras aves que ainda nem sei o nome. Louvar o Senhor com tantas criaturas, numa terá tão rica de cores, belezas, sabores, plantas, aves, peixes e um povo a conhecer, amar e evangelizar.


QUE NESTE TEMPO QUARESMAL, MISSIONEMOS NOSSO INTERIOR.


Olhemos para dentro de nós, revisemos nossos conceitos, pensamentos, sentimentos e atitudes, em relação a DEUS, A NÓS E AO PRÓXIMO.


(Frei Ricardo de Maria)      

       
freiricardo@hotmail.com